ESCURIDÃO, de Alexandre Moreira: Um olhar sobre o livro



Escuridão é um livro de terror brasileiro publicado há mais de 15 anos, lá em 2003, quando havia pouca coisa de horror rolando na literatura nacional além de André Vianco.

A obra é um thriller que mistura os gêneros de ação, guerra, fantasia e terror. Tudo muito bem dosado.

As forças especiais dos Estados Unidos descobrem que uma equipe de cientistas e militares norte-americanos, em missão ilegal de biopirataria no Brasil, foi encontrada trucidada em meio à floresta amazônica.


O incidente é mantido em sigilo, mas os americanos acreditam que os militares brasileiros são os responsáveis e querem revidar. Por isso, mandam uma equipe de boinas verdes para matar alguns "cucarachos".



Ao mesmo tempo, um grupo de militares brasileiros também é encontrado trucidado na Amazônia. Assim como aconteceu com os americanos, o incidente é mantido em segredo e os comandos brasileiros decidem revidar.

O que os militares dos dois países não sabem é que há algo muito mais terrível escondido naquela região da Amazônia. É um mal milenar que despertou recentemente sedento por sangue.

O livro é escrito por Jorge Alexandre Moreira, um ex-militar brasileiro que usa seus conhecimentos da caserna para escrever um livro convincente e cheio de detalhes marciais.

A premissa lembra um pouco o enredo de O Predador, em que militares americanos são caçados por um alienígena que se move e se camufla com destreza pela floresta.

Mas Alexandre Moreira foi capaz de acrescentar elementos que tornam a história diferente e com uma alma nacional.

O principal trunfo do livro é conseguir manter a ação do início ao fim, sem cansar o leitor. E, no final, quando você acha que não há mais nada para acontecer, o autor ainda prepara uma surpresinha macabra.





Comentários