FRAGMENTADO (2016): Um olhar sobre o filme

Fragmentado (Split, 2016) é um terror psicológico de M. Night Shyamalan que mistura suspense e mistério, bem ao estilo de outros filmes do diretor indiano. Três jovens são sequestradas por um homem que sofre de transtorno de múltiplas personalidades.

Enquanto as jovens tentam descobrir formas de escapar do cativeiro, Kevin, o sequestrador, vai mostrando suas diversas facetas (são 23 no total).

Não é um filme violento em si, apesar de ter algumas (poucas) cenas relativamente sangrentas. A violência é muito mais psicológica do que física. Não só pelo sequestro, mas pelas histórias de abuso infantil.

O grande trunfo do filme é manter o espectador tentando descobrir por que as mulheres estão sendo mantidas em cativeiro.

Conforme o tempo vai passando, o espectador vai recebendo mais informações e descobre que, na verdade, elas foram sequestradas para ser "oferecidas" a uma nova e bestial identidade de Kevin (a vigésima quarta, que está para surgir).

Então, o fã do terror passar a ter muita expectativa em relação a essa personalidade que Shyamalan (roteirista e diretor) nos apresenta como algo assustador.

O filme é bom, mas, diante da expectativa que se cria em torno dessa personalidade bestial, o público pode frustrar quando finalmente se depara com esse lado mais obscuro de Kevin. Acho que esse é ponto mais fraco do filme.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Terror psicológico e expectativas para um desfecho sombrio



DADOS DO FILME
Título original: Split
Subgênero: Terror psicológico/Suspense/Mistério
Direção: M. Night Shyamalan
Ano: 2016
País: EUA/Japão
Duração: 117 min.

Comentários

  1. Fragmentado é uma experiência tensa, divertida e assustadora executada por um elenco primoroso que renova a vontade de vermos mais e mais filmes escritos e dirigidos por Shyamalan. Se tem uma coisa que eu não gosto nos filmes de terror atuais, são os screamers, e o que eu mais gosto é o terror psicológico. Gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos filme A Coisa Se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam o terror que sentiram. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário