A ESCURIDÃO (2016): Um olhar sobre o filme

A Escuridão (The Darkness, 2016) é um filme sobre uma maldição indígena, dirigido por Greg McLean (de Wolf Creek e Morte Súbita/Rogue) e estrelado por Kevin Bacon. Durante um feriado em família, num deserto americano, o filho autista Michael encontra um conjunto de cinco pedras que, aparentemente, pertenceram a um grupo indígena.

Ao levar essas pedras para casa, ele invoca um mal ancestral e coisas estranhas começam a acontecer com a família.

A premissa do filme não traz nada de novo. O filme pode até despertar uma nostalgia nos fãs de terror dos anos 70/80, por tratar de um tema recorrente nos filmes de terror daquela época: maldições de nativos americanos.

A história segue a clássica lógica dos filmes de terror. Um objeto amaldiçoado é levado para dentro de uma casa e coisas estranhas começam a acontecer e vão, aos poucos, ficando mais perigosas. Então, os espíritos/demônios por fim se revelam e mostram suas intenções.

Não chega a dar medo. Não me lembro de, em qualquer momento, ter ficado apreensivo ou amedrontado. Mas pelo menos o pessoal dos efeitos especiais se esforçam para criar uns espíritos bem feitos e minimamente assustadores.

Apesar do roteiro se mostrar pouco inventivo, o filme é bem produzido. O final também é bem insosso.

Acho que vale mais para os fãs inveterados de terror, que sempre buscam coisas novas para assistir. Mas nem recomendo para aqueles mais exigentes.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Demônios/Espíritos, maldições indígenas, objetos amaldiçoados



DADOS DO FILME
Título original: The Darkness
Subgênero: Maldição/Demônio/Espírito
Direção: Greg McLean
Ano: 2016
País: EUA
Duração: 92 min.

Comentários