III, A HORA MORTA - VOLUME 1, de Fernando Bins (org.): Um olhar sobre o livro

III, a Hora Morta - Volume 1 é a primeira antologia da Editora Luva, uma nova casa publicadora do Rio de Janeiro, capitaneada pelo autor Vitto Graziano. E é uma estreia muito interessante não só porque é do gênero de terror, mas também porque é um dos raros casos de coletânea nacional que não cobra pela participação dos autores.

O editor do blog, Vitor Abdala, participa da antologia com o conto Menino do Lodo, uma pseudolenda sobre os riscos de se pescar ou nadar às 3h na lagoa de Saquarema, cidade localizada na região dos lagos fluminense.

São ao todo 23 contos, sendo 21 selecionados pelos editores e dois de autores convidados (Cesar Bravo e Rô Mierling, ambos com contos bem interessantes). E, mesmo tendo um tema específico (3h da manhã), há muita variedade nos enredos. Mas, como acontece em qualquer antologia, tem contos bons e outros nem tanto.

A história que mais me chamou a atenção foi A Porta da Terceira Hora, de Rodrigo Ortiz Vinholo, sobre uma casa noturna mágica e bizarra. A cada hora que o visitante entra no local, ele está diferente. E o visitante só pode ficar uma hora na casa. Tem um clima Mil e Uma Noites, que me atraiu bastante. Vinholo é um autor para se prestar atenção.

O Quarto do Tapa, de Lucas Van Wijk, também é um conto diferente, que merce uma menção especial, mais pela bizarrice do plot do que pela escrita e pelo desenrolar do enredo. Numa antiga casa da família, há um quarto onde ninguém gosta de entrar. Quem ousa entrar, recebe o tapa de um espírito. Mas isso é apenas o começo.

O livro tem um grande trabalho gráfico interessante de capa e de diagramação, inclusive com algumas ilustrações macabras. E o interessante é que a editora recebeu mais de 300 contos em sua seletiva. Como muitos textos de qualidade ficaram de fora, o editor acabou decidindo fazer uma segundo volume do livro, lançado simultaneamente com o primeiro.
Segue a lista de contos do livro: 
1986, de Maya Falks
A Feiticeira do Teles, de Y.M. Dias
Águas Malditas, de Valentina Silva Ferreira
A Moeda de Judas, de Luciano Pezzan
A Porta da Terceira Hora, de Rodrigo Ortiz Vinholo
A Promessa, de Suellen Mendes
Depois das Três, de Cesar Bravo
Doce Noite, de Lenmark Andrade
Eu Não Quero Morrer, de Lisa Hallowey
Exorcismo em Jacuba, de Julio Cesar Alves
Feito de Ódio e Cera, de Raul Dias
Maléfico Espectral, de José Beffa
Menino do Lodo, de Vitor Abdala
Não Dê Atenção às Vozes, de Greg Kooche
O Chamado das Águas, de Rô Mierling
O Colar de Antônio, de Leonardo Amorim
O Quarto do Tapa, de Lucas Van Wijk
Os Arranhões do Manco, de Rândyna da Cunha
Os Demônios se Fortalecem, de J. Robson J.
Recording, de Henrique de Micco
Sem Palavrões Nessa Família, de Alex Rebonato
Uma Pizza para o Diabo, de Lauro Elme
Vida Oculta, de Ricardo Ventura

Comentários