O QUARTO DOS ESQUECIDOS (2016): Um olhar sobre o filme

O Quarto dos Esquecidos (The Disappointments Room, 2016) é um filme de terror bem produzido, mas cheio de clichês e que não traz nada de novo para o gênero. Dirigido por D.J. Caruso, ele conta a história de uma família que, após perder um bebê, decide se mudar para uma velha mansão no interior, a fim de se recuperar do luto.

Mas, ao descobrir a existência de um quarto secreto, que não consta na planta da casa, Dana, a mãe enlutada, começa a ter visões e sonhos macabros, que a levam a descobrir os segredos que a residência esconde.

É uma fórmula já usada à exaustão pelos filmes de terror: o(s) fantasma(s) que aparece(m) para desencavar um mistério sórdido (e familiar) do passado numa casa sombria.

Há o terror sobrenatural, com o aparecimento de espíritos (que, aliás, não assustam nem um pouco), mas também o terror psicológico. Há uma mãe em luto e você não sabe se aquelas visões são reais ou apenas alucinações de uma pessoa tentando lidar com um trauma e com os pesados remédios psiquiátricos.

O drama familiar está presente não só na morte da filhinha do casal, que tem outro filho pequeno, mas também em um jovem Don Juan que aparece na casa para ajudar na reforma do local. Enquanto o marido se ausenta para resolver problemas na cidade, ele se engraça para o lado da mulher que tenta manter a compostura, mas aparentemente se sente seduzida pelo rapaz.

A questão mais interessante do filme, no entanto, é o mistério. O que jaz por detrás daquele quarto misterioso? Quem são as pessoas que aparecem nas visões de Dana? O que elas querem comunicar? O que aconteceu de tão terrível ali?

O mistério não é tão misterioso assim. Na metade do filme, você já sacou o que aconteceu ali e aquela que talvez seja a única graça do filme se esvai por ali. O segredo do quarto é até interessante e sombrio, mas poderia ser sido melhor explorado no filme.

O filme é razoável, mas, como disse, é um "mais do mesmo".

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Aparições fantasmagóricas.



DADOS DO FILME
Título original: The Disappointments Room
Subgênero: Fantasmas/Mistério
Direção: D.J. Caruso
Ano: 2016
País: EUA
Duração: 85 min.


Comentários