QUANDO AS LUZES SE APAGAM (2016): Um olhar sobre o filme

Quando as Luzes se Apagam (Lights Out, 2016) é um excelente filme de terror que mexe com um dos medos mais básicos do ser humano: a escuridão. Um menino tem problemas para dormir, ao descobrir que sua mãe conversa, todas as noites, com uma criatura bizarra, que só aparece quando todas as luzes estão apagadas.

Ao detectar que a criança está passando por esse problema doméstico, o Conselho Tutelar entra em contato com a irmã mais velha do menino, que vive sozinha em outra casa. A jovem, então, decide disputar a guarda da criança com a mãe, que tem um histórico de problemas mentais.

Para a premissa do longa (e apenas a premissa mesmo), o diretor David Sandberg se baseou num curta homônimo, de sua própria autoria, que fez sucesso no YouTube e que, por si só, já dá bastante medo.

No longa, Sandberg permeia o terror com o drama de uma família partida e desunida e busca dar uma explicação para a origem da criatura das trevas.

O primeiro ponto a se destacar no filme é a caracterização da criatura. Como ela só se esgueira pela escuridão e pela penumbra, o espectador só consegue ver sua silhueta e seus olhos amarelos, pequenos e brilhantes. Em algumas cenas, o diretor também nos mostra o braço do monstro, uma pele acinzentada e cheia de queimaduras.

A história também é bem redondinha, apesar do final ser um pouco comum demais para o filmaço que é Quando as Luzes se Apagam.

O filme consegue te deixar não só agoniado com o suspense, principalmente nos momentos em que a luz pisca (quando é possível ver a criatura aparecendo e desaparecendo), como também te provoca medo. Sim, depois de ver o filme, você fica com medo de andar pela sua casa ou apartamento escuros, achando que a qualquer momento, aquela mão cheia de garras pode agarrar seu ombro ou pescoço.

Um conselho, não veja sozinho em sua casa durante a noite. Se for fazer isso, acenda o máximo de luzes possível e torça para que não haja uma queda de energia (o que provavelmente te provocará um infarto).

AVALIAÇÃO GERAL: Imperdível
NÍVEL DE TERROR: Forte
O QUE ESPERAR: Espíritos, suspense, sustos e medo do escuro



DADOS DO FILME:
Título original: Lights Out
Subgênero: Espíritos
Direção: David Sandberg
Ano: 2016
País: EUA
Duração: 81 min.

Comentários