INVASÃO ZUMBI (2016): Um olhar sobre o filme

Invasão Zumbi (Train to Busan/Busanhaeng, 2016) é, como o título brasileiro já diz, um filme de zumbis, com todos os clichês que o gênero carrega em si. Talvez a única novidade do filme seja o fato dos atores falarem coreano, em vez de inglês.

Eu não sou fã de filmes de zumbis. Acho todos eles muito parecidos. As premissas e o desenrolar do enredo são sempre iguais, assim como a caracterização dos mortos-vivos. A produção coreana, dirigida por Sang-ho Yeon, não é diferente.

Algo desencadeia uma infecção em Seul, capital da Coreia do Sul, que transforma as pessoas em zumbis. Rapidamente a epidemia se espalha por todo o país, ao mesmo tempo em que um trem de alta velocidade se desloca até a cidade de Busan.

O problema é que, dentro do trem, há pessoas infectadas, então os passageiros têm que lidar com esses mortos-vivos ávidos por carne humana. Dentro do trem, as pessoas não sabem muito bem se há um lugar seguro onde podem desembarcar.

Os personagens principais são um pai e uma filha, que embarcam no tal trem para que ela possa passar seu aniversário na casa de sua mãe, de quem seu pai é divorciado. Então, espere um drama familiar subjacente à ação zumbi. Na verdade, vários dramas familiares/pessoais, porque também tem um casal grávido, duas irmãs idosas e um grupo de adolescentes.

Duas coisas me atraíram muito ao filme. A primeira delas são os efeitos especiais. Posso dizer que esse é o ponto forte do filme. A segunda são as cenas de ação. Eu disse que não gosto de filmes de zumbis, mas não quer dizer que não gosto das cenas de ação desses filmes. O diretor foi muito feliz em causar a angústia e estimular a adrenalina do público.

O que me deixou desanimado foi a falta de imaginação em tentar criar algo diferente. Em referência ao enredo, como eu já disse, é apenas um mais do mesmo. Há também problemas de caracterização dos zumbis.

Em determinados momentos, os zumbis se convertem rápido, em outras muito devagar. Em alguns momentos, eles são letárgicos, em outros são mais ágeis do que guepardos. Algumas vezes, os humanos conseguem lutar contra vários zumbis, em outras eles sucumbem a uma luta um-a-um.

Em uma das cenas do filme, três homens resolvem sozinhos cruzar alguns vagões cheios de zumbis, para chegar aos entes queridos dos quais foram separados. E conseguem, simplesmente lutando com eles e sem sofrer um arranhão. Aí quando eles enfrentam apenas um zumbi, são mordidos. Faltou um pouco de empenho em criar situações mais críveis.

Recomendável para quem é fã de filmes de zumbi e de ação. Quem gosta de histórias mais originais não vai se empolgar muito.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Zumbis, suspense, sustos e sangue

 

DADOS DO FILME:
Título original: Busanhaeng
Subgênero: Zumbis
Direção: Sang-ho Yeon
Ano: 2016
País: Coreia do Sul
Duração: 118 min.

Comentários