O CASEIRO (2016): Um olhar sobre o filme

O Caseiro (2016) é um bom filme de terror nacional, com produção da americana MGM (através da Orion) e um orçamento de R$ 4,5 milhões (segundo o IMDB). Talvez pelo preconceito com o gênero de terror, a produção é catalogada como thriller/suspense. Mas não se engane, tem uma boa atmosfera de horror no filme.

O psicólogo Davi (vivido por Bruno Garcia), especializado em visões sobrenaturais, é chamado por uma aluna de sua universidade para analisar o comportamento de sua irmã mais nova, que mora em uma pequena chácara no interior.

Mesmo deixando claro que ele não é um caçador de fantasmas, Davi aceitar dar uma olhada na menina, acreditando se tratar de algum trauma da criança.

O filme é muito bem produzido (e não podia ser diferente, diante do orçamento), o que é raro para uma produção nacional, já que a maioria é feita de forma independente. O cenário escolhido para se ambientar a história também é bom, a clássica casa isolada, com um assustador lago.

A premissa, em si, não é tão original assim: um especialista vai investigar uma suposta aparição fantasmagórica, que afeta uma criança e deixa toda a família assustada. O roteiro, no entanto, garante algumas reviravoltas que fazem o filme se tornar interessante.

Quando faltavam cerca de 30 minutos para acabar o filme, Davi já apresentou uma teoria completa sobre o que estaria acontecendo com a menina. Inicialmente eu pensei: "que coisa esquisita, o que sobrará para os 30 minutos restantes de filme?". Mas logo em seguida percebi que o roteirista havia preparado uma surpresa.

É um daqueles filmes que começa parecendo ser sobre fantasmas. Depois mostra que tudo pode ser explicado racionalmente. Para, em seguida, mostrar que, espera um pouco, talvez haja mesmo fantasmas.

A caracterização dos personagens não é muito bem feita, assim como a atuação de alguns atores. Espere algum mistério, um certo suspense e um leve arrepio. Mas não espere tomar grandes sustos e nem ficar com muito medo.

A grande virtude do filme é apresentar ao público que o cinema brasileiro tem espaço para bem produzidas produções de terror.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Atmosfera sombria, um pouco de suspense e aparições fantasmagóricas


DADOS DO FILME
Título original: O Caseiro
Subgênero: Fantasmas/Suspense/Investigação paranormal
Direção: Júlio Santi
Ano: 2016
País: Brasil
Duração: 89 min.

Comentários