MARTÍRIO (2015): Um olhar sobre o filme

Martírio (Martyrs, 2015) é um bom drama de terror envolvendo abuso infantil, vingança e a busca por respostas sobre o que nos espera após a morte. Com leves pitadas de sobrenatural, a história tem muito suspense, reviravoltas e mistério.

Quando criança, Lucie foi aprisionada e abusada por uma família, mas ela consegue escapar e é acolhida em um orfanato, onde faz amizade com outra órfã, Anna. Enquanto tenta superar seu trauma, Lucie convive com a visão de uma monstruosa criatura, que a atormenta.

Depois de adulta, Lucie resolve lidar de vez com seu passado e acertar as contas com seus algozes, para tentar acabar com as visões da criatura. Mas, nesse acerto de contas, ela acaba envolvendo, sem querer, sua amiga Anna e, juntas, elas descobrem o segredo que aquela família escondia.

Na verdade, o filme é um remake americano da produção franco-canadense homônima de 2008. O filme não envereda muito pelo medo ou pela tentativa de assustar o espectador, mas tem um forte componente de suspense que nos deixa angustiado em vários momentos.

O ponto forte do filme é a história, que, construída em camadas, vai seguindo em novas direções a cada 15 ou 20 minutos. Logo no início, o filme te leva a crer que se trata de uma história de sequestro e abuso infantil. Depois, parece que a história é de fantasmas. Em seguida, vemos que é uma história de vingança.

Mas, espera! Em seguida, descobrimos que não é só vingança, tem um segredo que a família de algozes esconde. Então, aparece um monte de gente e parece que o filme enveredará por um enredo semelhante a O Albergue (Hostel, 2005). Então, descobrimos que não é bem assim.

O roteiro do filme é muito bom. A premissa é muito interessante e o caminho escolhido pelo roteirista para te levar até lá foi genial.

É claro que o filme tem algumas derrapadas, como, por exemplo, uma pessoa com uma arma semicarregada conseguir render um grupo de uma dúzia de pessoas, inclusive seguranças, depois largar a arma e ninguém fazer nada. É uma escorregada que poderia ter sido evitada, para se fazer um filme ainda melhor. É algo que é simplesmente imperdoável diante de um roteiro tão bom.

Altamente recomendável!

AVALIAÇÃO GERAL: Imperdível (para quem não viu o original, claro!)
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Suspense, um pouco de gore, rituais


DADOS DO FILME
Título original: Martyrs
Subgênero: Terror psicológico/Rituais
Direção: Kevin Goetz e Michael Goetz
Ano: 2015
País: EUA
Duração: 86 min.