ATRAVÉS DA SOMBRA (2015): Um olhar sobre o filme

Através da Sombra (2015), dirigido por Walter Lima Jr., é mais um terror brasileiro que, com medo de assumir o gênero, se propaga como um suspense/thriller. Na verdade, é uma adaptação da novela A Volta do Parafuso (The Turn of the Screw), de Henry James.

No início do século XX, a professora Laura é contratada para ser tutora de um casal de irmãos órfãos, que vivem numa isolada fazenda de café. O tio, que controla as finanças da família, não quer saber de nada e muito menos pisar na fazenda. Por isso, ele diz que a professora terá controle total sobre a família e a administração da casa.

Com um certo receio, a recatada e solteira professora, aceita e se desloca para a fazenda. Mas, ao chegar lá, ela percebe uma estranha presença. Um homem, com as vestimentas de um capataz da propriedade, aparece em pé em cima do telhado, mas só ela o vê.

O filme é basicamente um "mais do mesmo". Fãs de terror já viram centenas de enredos semelhantes: existe um espírito e existe um segredo. A presença sobrenatural vai se tornando cada vez mais ostensiva, conforme o mistério vai sendo desvelado. Quando Henry James publicou sua história, em 1898, a premissa podia até ser algo relativamente novo, mas agora está mais do que batida.

Não é que Através da Sombra não tenha seus méritos. A fotografia, as tomadas e o cenário, por exemplo, são excelentes. Mas o filme tem alguns problemas que comprometem sua eficácia como uma obra de horror. Primeiro, o espírito não causa medo. Segundo, o segredo é meio bobo. Terceiro, o fim é fraco e não consegue fechar o filme de forma satisfatória.

Os atores são todos ótimos, mas, em alguns momentos, suas atuações não convencem. Por vezes, talvez pelo roteiro, parece que o filme envereda por um dramalhão ao estilo TV Globo.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Atmosfera sombria e aparições fantasmagóricas.



DADOS DO FILME
Título original: Através da Sombra
Subgênero: Fantasmas/Mistério
Direção: Walter Lima Jr.
Ano: 2015
País: Brasil
Duração: 106 min.

Comentários