O HOMEM NAS TREVAS (2016): Um olhar sobre o filme

O Homem nas Trevas (Don't Breathe, 2016) é um terror psicológico/suspense de altíssima qualidade, construído sobre uma história interessante e peculiar. Trata-se de um filme sobre invasão a domicílio em que as vítimas são, não o dono da casa, mas os invasores.

Um grupo de três amigos ganha a vida invadindo casas, furtando objetos valiosos e revendendo-os no mercado negro. Ao ficarem sabendo da existência de um ex-militar cego que perdeu sua filha num acidente e que ganhou uma indenização milionária, eles decidem fazer aquele que pode ser o último roubo de suas vidas.

Mas, ao invadir a casa do homem, eles não esperavam virar as presas de um exímio caçador, que se aproveita da escuridão e do conhecimento da casa para perseguir os assaltantes. Com uma sequência interminável de cenas de suspense, O Homem nas Trevas não te dá uma trégua sequer, desde que os jovens invadem a casa até os créditos finais. Por vezes, você chega a dizer em voz alta para o diretor: "Cara, dá um tempo. Preciso recuperar o fôlego".

O ex-militar cego é, por si só, uma figura assustadora, com todas suas cicatrizes da bomba que lançou fragmentos sobre si e com seu olhar demoníaco. Mas o mais assustador é o fato de que ele é um daqueles vilões oniscientes e indestrutíveis, com uma mente extremamente perversa. Daqueles que você sabe contra quem as vítimas não têm qualquer chance.

O homem transita como ninguém pela casa e os ladrões não podem fazer qualquer barulho, sob o risco de serem pegos. E, qualquer tentativa de correr ou abrir as portas e janelas providencialmente trancadas pelo dono da casa, os coloca em risco de serem detectados. E isso cria uma grande agonia no espectador. Sim, a agonia é grande, em um ritmo alucinante.

Para piorar ainda mais a situação, o ex-militar ainda cria, em sua casa, um cão rottweiller mal pra dedéu. Ah, ele também guarda um segredinho em seu porão. Enfim, apesar do clichê do vilão indestrutível, a história é muito bem construída e relativamente original. Não tem nada de sobrenatural, mas certamente te dará alguns calafrios.

AVALIAÇÃO GERAL: Imperdível
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Suspense, sustos, algum gore


DADOS DO FILME:
Título original: Don't Breathe
Subgênero: Terror psicológico/Suspense
Direção: Fede Alvarez
Ano: 2016
País: EUA
Duração: 88 min.