HORROR ADENTRO, de Oscar Nestarez: Um olhar sobre o livro

Horror Adentro é a segunda coletânea de contos de Oscar Nestarez, publicada no final de 2016 pela Editora Kazuá. São 13 contos de ficção sombria com as premissas mais diversas, mas que têm muitas coisas em comum.

A primeira coisa que une as histórias (talvez com exceção do conto =/) é o fato de que o enredo não é a questão mais importante. Mesmo que alguns enredos sejam muito bons, Nestarez os deixa em segundo plano, como algo subjacente, em meio às longas divagações de seus personagens e referências do autor.

É um estilo narrativo muito curioso e, verdade seja dita, difícil de ser conseguido de forma bem feita. A meu ver, esse tipo de escolha estilística é arriscada, porque há um grande risco do conto perder a atenção do leitor. Mas Oscar Nestarez faz isso muito bem. Não é qualquer autor que consegue esse tipo de façanha.

Nestarez também faz uso de uma narrativa quase poética, ainda que seja uma poesia maldita, que destaca o lado obscuro da existência, como a insanidade e a morte sangrenta.

A maioria dos contos me agradou, especialmente o conto que dá título ao livro, Horror Adentro. 



Horror Adentro é uma história que remete a Lovecraft, pelo lado de abordar um ritual estranho e subterrâneo, e a Clive Barker, por envolver um gore sádico. Conta a história de um homem, em viagem à capital armênia Yerevan, que começa a seguir uma mulher de beleza hipnotizante pelas seculares ruas da cidade. Até que ele se vê em um local subterrâneo, em meio a um ritual com várias dessas misteriosas figuras femininas.

Outros contos que chamaram minha atenção foram À Esquerda do MedoNoite PostiçaMorrer de Linda e Tu te Tornas Eternamente Responsável por Aquilo que Conjuras.

À Esquerda do Medo e Noite Postiça chamam atenção principalmente pela ambientação diferente deles. Enquanto o primeiro se passa em um ônibus urbano, durante sua última viagem do dia, o segundo envolve uma equipe de futebol, que vai jogar uma partida em uma pequena cidade romena. São dois dos meus favoritos, sem dúvida.

Morrer de Linda é outra história interessante, sobre uma prostituta feia que aceita embarcar numa bizarra aventura sexual com o objetivo de conquistar um raro cliente.

Tu te Tornas Eternamente Responsável por Aquilo que Conjuras é um conto muito interessante para fãs de metal, como eu. É um conto que evoca a velha lenda urbana da banda de black metal que invoca o demônio em seus discos e shows. É um dos contos em que o enredo fica mais evidente.

Comentários