SKINWALKER RANCH (2013): Um olhar sobre o filme

Skinwalker Ranch (2013) é (mais) um found footage sobre uma equipe tentando documentar estranhos acontecimentos. No filme, um grupo liderado por um antropólogo tenta confirmar ocorrências sobrenaturais na fazenda, que fica no meio do deserto de Utah, em um local temido por índios americanos.

O filme começa com o sumiço repentino de Cody, filho do dono da fazenda, Hoyt. O menino desaparece em frente às câmeras, no meio de um estranho clarão, enquanto a mãe o filma brincando com o pai.

Algumas pessoas acham que foi Hoyt quem sequestrou o filho e depois editou o vídeo para fazer o desaparecimento parecer inexplicável.

Partindo desse vídeo, o antropólogo Sam (vivido pelo codiretor do filme Steve Berg) se junta ao amigo jornalista investigativo Cameron (vivido pelo outro codiretor, Devin McGinn) e a uma equipe multidisciplinar para tentar entender o sumiço do garoto e, talvez, documentar ocorrências sobrenaturais no rancho.

O filme, baseado em fatos supostamente reais, é surpreendentemente bom. Não chega a ser genial ou imperdível, mas é um filme que te entretém, com uma história interessante, um grande mistério, bons sustos e, incrivelmente, ótima qualidade de imagem (coisa rara em found footages).

Sobre as imagens, você vê poucas tomadas tremidas e as cenas noturnas, grande problema em filmes found footage, têm uma iluminação razoável que permitem que você, pelo menos, saiba o que está acontecendo.

O filme se alterna em sequências de entrevistas, cenas de apoio para o documentário e também as tradicionais filmagens de câmeras de circuito interno instaladas em cômodos da fazenda (que presenciam alguns fenômenos assustadores enquanto todos dormem)

Vi o filme sem grandes pretensões e algumas críticas esculhambam o filme, mas me surpreendi muito positivamente. Durante a primeira metade do filme, você tem certeza de que os responsáveis pelos fenômenos extraordinários são extraterrestres.

Mas então você vê aparições, lobos gigantes e até uma criaturas monstruosa. Isso te fazem pensar que, talvez, não seja extraterrestres. Talvez aquela região seja assombrada.

Durante boa parte do filme, você fica tentando descobrir se os fenômenos de Skinwalker Ranch são ou não extraterrestres. Apenas nos últimos instantes da história, você saberá. O filme acaba sem qualquer explicação. Mas, durante os créditos, são dadas várias pistas sobre o que acontece em Skinwalker e por que existe essa mistureba de extraterrestre, fantasma, lobo e monstro.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Extraterrestres, fenômenos sobrenaturais e sustos



DADOS DO FILME:
Título original: Skinwalker Ranch
Subgênero: Scifi/Mistério/Sobrenatural
Direção: Steve Berg e Devin McGinn
Ano: 2013
País: EUA
Duração: 86 min.