REFÉM DO MEDO (2016): Um olhar sobre o filme

Refém do Medo (Shut In, 2016) é um filme de terror psicológico com todos os elementos de uma boa história de assombração: uma casa isolada, uma tempestade de neve, uma pequena cidade da Nova Inglaterra e um clima de mistério. Só faltam os fantasmas.

Mary é uma psicóloga cujo enteado, Stephen, começa a ter graves problemas comportamentais. Em comum acordo com o marido, ela decide interná-lo. O filme começa com Mary se despedindo do marido e do enteado, que entram num carro com destino ao internato.

Mas, no meio do caminho, um acidente de carro vitima os dois. O marido de Mary morre e o jovem fica, aparentemente, em um estado vegetativo. Por seis meses, ela tenta conciliar sua vida profissional e pessoal com os cuidados intensivos que o jovem exige.

Já cansada da situação, ela aceita o conselho do médico de Stephen para colocá-lo em uma casa de saúde, onde ele terá cuidados médicos 24 horas. Ao mesmo tempo, Mary começa a cuidar do caso de um menino violento (Tom), que tem problemas para se expressar.

Chega, então, o dia em que as autoridades decidem interromper as sessões de Tom com Mary. Desesperado, o menino faz uma visita inesperada a Mary, numa noite de tempestade de neve. Sem saber o que fazer, Mary liga para a assistente social responsável por Tom.

Enquanto Mary está em seu escritório, falando com a assistente social, Tom desaparece. Nas noites seguintes, a psicóloga começa a ter visões do menino e não sabe se está maluca ou se está vendo espíritos.

A premissa do filme, em si, é boa. E bem elaborada. O enredo, no entanto, não é bem construído. Ao descobrir o que está "assombrando" Mary, você se pergunta se a solução encontrada pela roteirista Christina Hodson seria plausível.

Seria possível um segredo como aquele se manter por tanto tempo, sem que ninguém desconfiasse de nada? Não. Não seria possível. Tudo bem, é ficção. E, em ficção, tudo é possível. Pode até ser, mas espera-se o mínimo de plausibilidade no enredo, em uma história que busca girar em torno de uma situação verossímil.

Não vou dizer que situação é essa, porque simplesmente estragaria todo o filme. A grande graça do filme é descobrir o que está acontecendo.

De qualquer forma, a meu ver, essa implausibilidade em um filme que busca ser plausível é o principal ponto fraco de Refém do Medo.

Seus pontos fortes, por outro lado, são o mistério e as cenas de suspense que dominam a metade final da história. O elenco também é um ponto positivo, com nomes como Naomi Watts, Oliver Platt e o menino Jacob Tremblay.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Suspense



DADOS DO FILME:
Título original: Shut In
Subgênero: Terror psicológico/Mistério
Direção: Farren Blackburn
Ano: 2016
País: Canadá/França
Duração: 91 min.