INVOCAÇÃO DO MAL 2 (2016): Um olhar sobre o filme

Há muito tempo eu buscava um filme que me deixasse com medo. Sim, aquele medo de andar pela casa escura à noite, de buscar um copo d'água na cozinha... Não tenho vergonha de admitir que Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2, 2016) conseguiu isso. E eu sou uma daquelas pessoas que já viram tantos filmes de terror que não conseguir me amedrontar tão fácil... infelizmente.

Não é exatamente uma continuação de Invocação do Mal (The Conjuring, 2013), porque essa "sequência" não faz qualquer referência ao primeiro filme. É apenas mais um caso sobrenatural enfrentado pelos personagens principais, o casal Warren.

Os personagens, aliás, são pessoas reais (Ed morreu há 11 anos, mas Lorraine continua viva). E os filmes são baseados em casos reais. No caso desse segundo filme, trata-se do famoso caso do "Poltergeist de Enfield", ocorrido na década de 70 na Inglaterra.

Na primeira metade do filme, o filme é dividido em duas narrativas. Uma com o casal Warren tentando lidar com o demônio Valak (a famosa freira) e outra com uma família pobre (uma mãe solteira e seus quatro filhos) tendo que lidar com um espírito obsessor.

Na segunda metade do filme, as duas narrativas se unem, quando o casal Warren, que cogita uma aposentadoria depois de lidar com Valak, é chamado pela Igreja para investigar um suposto caso de assombração na Inglaterra.

Se o primeiro filme foi assustador, o segundo é ainda melhor. Diferentemente da maioria dos filmes do terror em que o clima vai sendo construído ao longo da narrativa, Invocação do Mal 2 já começa com o pé na porta. O espectador sente o clima de terror em quase todo o filme. Raros são os momentos em que é permitido ao público respirar.

E, surpreendentemente, ele consegue manter o nível, mesmo tentando assustar o espectador durante quase duas horas. E isso é muito, muito raro. Em geral, filmes que tentam manter o terror durante toda sua duração acabam caindo na mesmice e cansando o público. Acredite, com Invocação no Mal 2, você vai agarrar o braço do sofá do início ao fim, sem se cansar da história.

Sim, há alguns problemas no design de som e o diretor também recorre a uma série de clichês. Mas essa nova aventura do casal Warren é muito eficaz. Há alguns bons jumpscares e, principalmente, o filme consegue te deixar com aquele medo à espreita, muito depois do seu fim.

Outra coisa, não desligue no início dos créditos finais. Enquanto os créditos rolam na tela, é possível ter acesso a áudios e fotos verdadeiros do caso do "Poltergeist de Enfield".

AVALIAÇÃO GERAL: Imperdível
NÍVEL DE TERROR: Forte
O QUE ESPERAR: Espíritos, demônio e alguns sustos


DADOS DO FILME
Título original: The Conjuring 2
Subgênero: Espíritos/Demônio
Direção: James Wan
Ano: 2016
País: EUA/Canadá
Duração: 134 min.

Comentários

  1. O trio feito pelo diretor com os atores tem sido muito bem sucedido. Eu senti que o personagem de Patrick Wilson era muito melhor que o de Vera Farmiga. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Fome de poder é um dos seus filmes mais recentes e foi, na minha opinião, um dos mehores filmes de 2016 que eu vi. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Além, acho que a sua participação neste filme drama realmente ajudou ao desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário