BRUXA DE BLAIR (2016): Um olhar sobre o filme

Bruxa de Blair (Blair Witch, 2016) é uma sequência direta do filme quase homônimo de 1999, A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project). Como as duas produções têm nomes parecidos e não há nenhuma referência à continuação (como um número "2" ou "3" no título ou um subtítulo como "A Volta à Floresta" etc), muitos acharam que se tratava de um remake do original, inclusive eu.

A produção de 2016, no entanto, retoma a história da primeira, na medida em que James Donahue decide procurar sua irmã Heather (a protagonista do original), que sumira na floresta próxima à cidade de Burkittsville. A busca começa depois que youtubers publicam um vídeo inédito com imagens do que seria Heather.

Assim como o primeiro filme, ele é todo rodado no estilo found footage (da pior qualidade, diga-se de passagem). Para justificar as câmeras, James se une à amiga Lisa para rodar um documentário sobre a busca por Heather (clichê quase onipresente em filmes found footage).

A eles se unem um casal de amigos e um casal de youtubers que lhes promete mostrar onde o material de Heather foi encontrado se eles puderem participar da expedição.

Como é de se esperar, os amigos brigam com o casal de youtubers depois que eles tentam assustar James e companhia. Depois disso, coisas estranhas começam a acontecer, junto com a morte de alguns deles.

A maior parte do filme é bem sem graça, com as tradicionais imagens filmadas na penumbra (por que insistem em fazer isso???), dentro da floresta. Mas como o filme original, apesar de ser um clássico, é também muito sem graça, já seria de se esperar algo semelhante na produção de 2016.



Depois que James encontra a cabana onde sua irmã teria desaparecido, já nos 15 minutos finais do filme, a coisa fica bem mais interessante. As cenas dentro da cabana, apesar de escuras, são bem angustiantes. O suspense é bem interessante a alguns jump scares são esperados. São nessas cenas também que podemos ter rápidos vislumbres da tal bruxa.

Sem dúvida, são nesses minutos finais que a sequência supera o original.

Tem uma coisa que não posso deixar passar em branco, no entanto. Em um momento, James tenta abrir a porta do quarto e não consegue. Mas um detalhe: dá pra ver que a porta está aberta (como ele não consegue abrir uma porta que está aberta????).



AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Suspense, zumbis, bruxa

DADOS DO FILME:
Título original: The Blair Witch
Subgênero: Bruxas
Direção: Adam Wingard
Ano: 2016
País: Canadá/EUA
Duração: 89 min.