HQ ALGUMAS ASSOMBRAÇÕES DO RECIFE VELHO adapta contos de Gilberto Freyre

Gilberto Freyre é mais conhecido por sua obra clássica Casa Grande & Senzala, que é um ensaio quase-sociológico sobre as relações entre as diversas raças que formaram o Brasil e sobre como isso moldou a sociedade brasileira contemporânea (pelo menos contemporânea da década de 30, mas como pouca coisa mudou, podemos dizer que ainda hoje é atual).

O que nem todo mundo sabe é que Freyre, assim como Câmara Cascudo fez com as lendas brasileiras, resolveu reunir em um compêndio as histórias de assombrações de seu amado Recife. Assombrações do Recife Velho foi publicado originalmente em 1955.

O projeto "O Recife Assombrado" publicou neste mês a HQ Algumas Assombrações do Recife Velho, que adapta sete contos da obra de Gilberto Freyre para a linguagem dos quadrinhos: O Boca-de-Ouro, Um Lobisomem Doutor, O Papa-Figo, Um Barão Perseguido pelo Diabo, O Visconde Encantado, Visita de Amigo Moribundo e O Sobrado da Rua de São José.

A adaptação ficou por conta de André Balaio e Roberto Beltrão. O projeto "O Recife Assombrado" também já publicou as HQs Malassombro (2016) e A Volta da Perna Cabeluda (2015), além de livros de contos.


Comentários