UMA NOITE DE CRIME - ANARQUIA (2014): Um olhar sobre o filme

Uma Noite de Crime - Anarquia (The Purge - Anarchy, 2014) é o segundo filme da franquia que já soma três longas metragens e uma possível série de TV futura. A premissa é a mesma do filme original, de 2013. A principal diferença é que, dessa vez, a ação é ambientada principalmente nas ruas, o que dá ao espectador a oportunidade de ver como funciona o "expurgo".

Se no primeiro filme, ambientado dentro de uma casa durante o "expurgo" o mais importante era o suspense, no segundo filme a aposta maior é na violência gráfica. Há muito mais mortes e muito mais sangue em Anarquia.

Para quem não conhece a franquia, Uma Noite de Crime é uma distopia sobre um Estados Unidos refundado. Para combater a violência, os refundadores da nação decidem criar um dia de "expurgo", quando, durante 12 horas, todos têm carta branca para cometer qualquer crime sem ser punido por isso.

Então, muitas pessoas usam o dia para se vingar de alguém ou simplesmente para extravasar sua raiva contida durante os outros 364 dias.

Em Anarquia, não há apenas os cidadãos isolados praticando violência aleatória. Há pelos menos três grupos organizados que atuam no filme. E você não consegue entender muito bem quem é quem.

Um deles é um grupo relativamente "anarquista" que se opõe à lei do "expurgo", que, segundo eles, só serve para punir os mais pobres da sociedade (quem aí sabe onde a violência acomete os mais pobres todos os dias levanta a mão!). Mas esse grupo é coadjuvante, porque ele só faz alguma diferença no final do filme mesmo.

Outro componente é um grupo de soldados uniformizados que atua selecionando algumas pessoas que moram em áreas mais carentes da cidade para serem mortos no "expurgo". O terceiro grupo reúne algumas pessoas mascaradas que se locomovem pela cidade também selecionando algumas pessoas. Você não sabe muito bem se esse grupo tem relação com o grupo anarquista ou não (você só descobre no final do filme).

No meio desse caos, um grupo de pessoas, que por vários motivos se vêem no meio da rua durante o "expurgo", tenta sobreviver aos assassinos. A atmosfera lembra muito o filme O Sobrevivente (The Running Man, 1987), baseado na obra de Stephen King.

O filme como um todo é bem produzido, apesar de eu achar que ele é mais para fãs de ação do que de terror. A principal crítica que faço é à história em si. O "expurgo" não é uma coisa muito crível. Em primeiro lugar, a violência não acabaria porque durante um dia do ano todo mundo se mata. As pessoas matam por vários motivos e a simples vontade de matar não é a principal delas.

Em segundo lugar, é impossível determinar se uma morte ocorreu durante o "expurgo" ou se ela já ocorreu fora do período liberado para se matar. Nesse filme, há uma cena em que as pessoas desistem de matar a outra, mesmo tendo todos os motivos para isso, simplesmente porque a sirene soou e o "expurgo" terminou.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom.
NÍVEL DE TERROR: Fraco.
O QUE ESPERAR: Suspense e violência



DADOS DO FILME:
Título original: The Purge - Anarchy
Subgênero: Terror humano
Direção: James DeMonaco
Ano: 2014
País: EUA/França
Duração: 103 min.