OS CINCO DEMÔNIOS, de Camila S. Aguirre: Um olhar sobre o livro

Os Cinco Demônios, de Camila S. Aguirre, apesar do título enganar um pouco, é um livro de vampiros, ao estilo de Os Sete, de André Vianco, e Trevas, de J. Modesto, que foca mais na ação e na aventura do que no terror propriamente dito.

As vampiras Sally e Samy buscam acordar o mais poderoso dos sugadores de sangue, Lorde Boris, um dos cinco vampiros originais, que receberam seus poderes diretamente de satanás, durante a Idade Média. A ideia é fazer com que os amaldiçoados passem a dominar a Terra e não mais viver escondidos, com medo dos homens.

Boris foi sepultado em uma urna, no porão de uma igreja no interior de São Paulo, junto com os outros quatro "demônios" por um padre caçador de vampiros, que é metade homem, metade noturno.

Por outro lado, outro grupo de vampiros se unem a humanos e ao padre para evitar a catástrofe. Esse grupo quer evitar uma guerra aberta com os homens e continuar com suas vidas nas sombras, saindo à noite apenas para emboscar e se alimentar dos pobres mortais.


Apesar da história ser um pouco batida (e eu ter me decepcionado um pouco porque não li direito o texto na contracapa e achei que se tratavam mesmo de demônios), o estilo narrativo de Camila S. Aguirre é bem agradável e conseguiu me prender até o final.

Os Cinco Demônios é repleto de reviravoltas (o que é bom!), tem algum mistério (bom!), romance (isso é meio chato!) e cenas de combate entre os vampiros. Essa última coisa seria até legal, se a autora não tivesse abusado desse recurso. São muitos os embates entre os grupos rivais e, em geral, eles terminam de forma insossa (apesar dela descrevê-los muito bem, o que é um grande ponto positivo para Camila).

Os fãs de André Vianco ou de histórias de vampiros "humanizados" certamente irão adorar Os Cinco Demônios. Para esses leitores, o livro é altamente recomendável e provavelmente não decepcionará.

Ah, uma coisa meio decepcionante é que a história não tem um fim. O livro se encerra com um "Continua...". Eu já sabia que o livro teria uma continuação, porque eu vi o "Continua..." antes de começar a ler Os Cinco Demônios, mas não esperava que a história fosse ser interrompida de forma tão abrupta.

Camila, sinto que terei que comprar o livro-sequência, porque quero muito saber o que acontecerá com Boris! Por favor, não demore a publicá-lo!