CEMITÉRIO GERAL (2013): Um olhar sobre o filme

Cemitério Geral (Cementerio General, 2013) é um filme peruano que mistura cenas de found footage com tomadas tradicionais. Andrea, uma jovem peruana que acaba de perder o pai, decide tentar contato com o ente falecido. Para isso, ela recorre a sua amiga Mayra, cuja tia é uma médium.

Outros três amigos resolvem ajudar a amiga na empreitada. Para conseguir contato com o além, Mayra pega uma tábua ouija emprestada de sua tia e todos partem para o cemitério municipal, chamado de Cementerio General (daí o esquisito nome do filme). Só que, como é de se esperar, tudo dá errado e eles acabam invocando um espírito do mal.

O filme tem seus altos e baixos. Às vezes, o filme parece bem amador, tanto pela atuação do elenco quanto pelas tomadas e pelo roteiro. Outras vezes, parece-se com um filme bem produzido, com alguns bons momentos dos atores e boas cenas de terror.

De uma forma geral, é um filme que aposta em muitos clichês e você tem aquela sensação de que já viu cenas parecidas em algumas dezenas de filmes anteriores. Graças a Deus, o uso do found footage pelo diretor foi bem moderado, o que garantiu uns pontos a mais em minha avaliação.

O grande ponto positivo do filme é o cenário. Ao que tudo indica, eles conseguiram gravar cenas dentro do principal cemitério de Iquitos, cidade na Amazônia peruana, o Cementerio General San Miguel Arcangel. As cenas noturnas são realmente assustadoras mais pelo cenário macabro do que por culpa do roteiro ou da direção.

O tema, da invocação de espíritos malignos através de uma tábua de ouija, está mais do que batido. E, mesmo o roteirista tendo preparado algumas reviravoltas interessantes, a história não atrai muito a atenção.

Além das filmagens no cemitério, também destaco a cena final do filme que conseguiu um efeito bem assustador. Com isso, os produtores da película acabam se redimindo um pouco.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Espíritos e sustos



DADOS DO FILME:
Título original: Cementerio General
Subgêneros: Espíritos/Ouija/Possessão
Direção: Dorian Fernández-Moris
Ano: 2013
País: Peru
Duração: 88 min.