RASTRO DE MALDADE (2015): Um olhar sobre o filme

Rastro de Maldade (Bone Tomahawk, 2015) é um interessante western com fortes elementos de terror. No final do século 19, uma tribo de canibais neolíticos sequestra três pessoas em uma pequena cidade no velho-oeste.

Um grupo de quatro pessoas, o xerife local, um pistoleiro narcisista, um velho xerife substituto e o marido de uma das vítimas (que mal consegue andar por ainda se recuperar de um ferimento na perna) decidem ir atrás da tribo para fazer o resgate dos sequestrados.

O interessante do filme é justamente por ele ter uma estética toda de western, bem diferente daquela que se espera de um filme de terror. A própria história, que envolve a ameaça de índios à incipiente colonização branca do Meio-Oeste americano, é típica de um western.

O elemento dark da trama fica por conta dos canibais que, na verdade, só aparecem mesmo no final do filme (antes disso, eles só têm duas aparições relâmpago, no início e no meio do filme).

Do ponto de vista do terror, o forte do filme é o medo psicológico que o canibalismo desperta na cabeça da sociedade ocidental e também as cenas gore (algumas delas são bem gráficas, como quando eles dividem uma das vítimas no meio).

Mesmo que o terror só comece mesmo para valer no final do filme (no restante do filme, ele é apenas subjacente), a história e a estética do filme são interessantes.

O ponto fraco são criaturas (não está claro se são humanos ou uma espécie humanóide ancestral), principalmente a forma como morrem depois de levar um tiro, que é bem forçada e canastrona. Mas os outros atores, que incluem o Kurt Russell e Patrick Wilson (mais conhecido por suas atuações em Sobrenatural e Invocação do Mal) compensam os dublês canastrões que fazem as criaturas.

Não é daqueles filmes que dão medo, mas é eficaz em provocar aquela agonia que todos os fãs de horror curtem.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom.
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Violência, sangue e criaturas monstruosas



DADOS DO FILME
Título original: Bone Tomahawk
Subgênero: Canibalismo/Criaturas assassinas/Gore
Direção: S. Craig Zahler
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2015
Duração: 132 min.