SENDERO (2015): Um olhar sobre o filme

O filme chileno Sendero (2015) é um daqueles filmes cuja premissa você já viu em outras dezenas de produções de terror. Trata-se de um grupo de amigos que decidem viajar de carro para algum lugar ermo e, no meio do caminho, acabam encontrando com psicopatas que fazem de tudo para matá-los e torturá-los.

De uma forma geral, achei o filme bem fraco. Os atores até trabalham bem, mas a direção, roteiro e edição não ajudam muito. O roteiro, como já disse, não foge daquilo que se espera de um filme de jovens viajantes perseguidos por psicopatas em um lugar isolado. Você pode até ter boa vontade e assistir ao filme até o fim, mas com certeza não terá nenhuma surpresa.

A construção dos personagens também é bastante fraca. No mesmo dia (ou dia seguinte) em que os jovens são capturados, uma das moças cativas (cheia de confiança!) faz jogo psicológico com os sequestradores e consegue fazê-los brigar entre si. Uma situação um tanto esdrúxula e pouco provável. Diante do estresse de acabar de ser sequestrada, uma moça que estava cheia de medo até pouco tempo dificilmente faria algo assim, com medo de sofrer mais violência.

Em relação à direção do filme, me parece que não houve muita preocupação em se fazer um filme profissional. Apesar de não ser um found footage (esse é um ponto positivo), as filmagens e tomadas são quase tão amadoras quanto se fosse.

Mas o ponto mais fraco do filme é a edição. As cenas não tem muita continuidade. Em uma das cenas, por exemplo, um casal consegue fugir dos sequestradores e encontram um camponês para o qual pedem ajuda. Mas o camponês é cúmplice dos sequestradores e dá uma pancada com a pá na perna de um dos jovens.

O jovem então se desequilibra e o revólver que está com ele cai no chão. O jovem parece sair correndo em uma direção diferente da moça, o camponês pega o revólver que está no chão e ele atira. Mas quando ele atira, a arma que está na mão dele é uma pistola e não um revólver. A cena é cortada e entra uma outra sequência de dentro da casa dos sequestradores. Quando a cena da fuga retorna, os dois jovens estão escondidos atrás de uma árvore. Como os dois conseguiram fugir tão rápido do camponês? Os dois não correram para direções diferentes? Afinal, o que aconteceu com o tiro que o camponês deu? O camponês não os viu se escondendo atrás da árvore?

Enfim, há outras cenas com o desenrolar meio esquisito.

Só aconselho o filme para quem gosta muito de slasher ou para quem curte gore. Sim, o filme é forte no gore, tem algumas cenas bem sanguinárias mesmo.

CLASSIFICAÇÃO GERAL: Ruim
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Suspense, violência e gore



DADOS DO FILME
Título original: Sendero
Direção: Lucio A. Rojas
Ano: 2015
País: Chile
Duração: 85 minutos