O DESPERTAR (2011): Um olhar sobre o filme

O Despertar (The Awakening, 2011) é mais um filme de fantasmas, envolvendo um cientista que tenta desmascarar videntes e médiuns charlatães mas acaba tendo um encontro com o sobrenatural. Na Inglaterra do pós-Primeira Guerra Mundial, Florence Cathcart, a mulher que desmascara os charlatães, é convidada para investigar as aparições do fantasma de uma criança que está apavorando a todos em um internato de meninos.

Inclinada a não aceitar o trabalho, ela acaba sendo convencida pelo professor de história da escola, um veterano da Primeira Guerra, assim como o finado namorado de Florence.

Inicialmente, após uma rápida investigação, Florence descobre que alguns alunos e um dos professores estão pregando peças em outros estudantes para assustá-los. No entanto, antes de deixar o internato, localizado em uma antiga mansão familiar, Florence começa a ter experiências sobrenaturais, que a fazem questionar sua sanidade e suas crenças materialistas.

O Despertar é um clássico filme de fantasma cuja história precisa ser desvendada para que ele descanse em paz, como milhares de outros que foram produzidos nas décadas de 90 e 2000. O filme abusa de clichês do gênero e lança mão de alguns jump scares (recurso em que o espectador se assusta com uma aparição repentina).

O que eu achei interessante nesse filme é que o passado da protagonista é mais importante do que o passado do fantasma cujo mistério ela busca solucionar.

O filme é muito bem produzido mas não traz grandes surpresas ou inovações para o cinema de terror. Enfim, é um bom passatempo mas não passa disso.

No final, no entanto, o espectador fica com uma grande dúvida. Não se sabe se um dos personagens está vivo ou morto. Não vou dizer qual é, porque seria um grande spoiler.

CLASSIFICAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Clima dark e espíritos



DADOS DO FILME:
Subgêneros: Fantasmas/Mistério
Título original: The Awakening
Direção: Nick Murphy
Ano: 2011
País: Reino Unido
Duração: 102 minutos