COLINA ESCARLATE (2015): Um olhar sobre o filme

Colina Escarlate (Crimson Peak, 2015) é um filme de terror com uma pegada bem gótica, ambientado nos Estados Unidos e na Inglaterra do final do século 19. O baronete inglês decadente e arruinado Thomas Sharpe busca investidores para construir uma escavadeira e ampliar a exploração de argila vermelha em sua propriedade.

Ao chegar aos Estados Unidos, ele apresenta seus planos ao milionário Carter Cushing, que rejeita os planos. Mas ele recorre a um plano B e decide seduzir a filha do investidor, a bela Edith Cushing, uma aspirante a escritora de histórias góticas.

Carter Cushing descobre os planos de Sharpe e lhe dá um cheque para que ele suma e deixe sua filha em paz. Mas o velho milionário é assassinado e o baronete inglês prossegue com seus planos de seduzir Edith, casando-se com ela.

Edith é então levada para morar junto com Sharpe e sua irmã, em sua mansão, na chamada Colina Escarlate. A colina leva esse nome porque está em cima de uma grande jazida de argila vermelha.

Já a mansão é uma velha casa em ruínas, que está afundando na lama vermelha. O próprio local, a velha mansão vitoriana, um clichê do terror, já é assustador em si. A opção do roteirista/diretor Guillermo del Toro de situá-la sobre uma mina de argila vermelha torna o ambiente ainda mais dark, uma vez que a casa e toda a neve que cobre o terreno da mansão ficam manchadas de cor de sangue.

O vermelho aliás está presente também nos fantasmas que Edith vê pela velha casa. As aparições fantasmagóricas, que aparecem como se fossem corpos em decomposição, são todas vermelhas (e relativamente assustadoras).

A história toda se desenvolve em torno de um mistério. Que segredo guardam os irmãos Sharpe? Para que os fantasmas querem alertar Edith?

No meio do filme, já dá para sacar mais ou menos do que trata o mistério, então não é nada muito elaborado. Então, isso acaba sendo um ponto fraco do filme.

Outro ponto negativo é que o filme, apesar de usar vários recursos para torná-lo mais sombrio, não dá muito medo.

Devo dizer que não tenho muita paciência para filmes sobre fantasmas que aparecem para pedir ajuda ou para auxiliar na resolução de algum mistério. Para mim, esse é um dos piores clichês que um filme de terror poderia apresentar. Justamente, por isso, apesar de ser muito bem produzido, não gostei muito do filme.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular.
NÍVEL DE TERROR: Fraco.
O QUE ESPERAR: Clima dark e espíritos



DADOS DO FILME
Título original: Crimson Peak
Subgênero: Fantasmas/Mistério
Direção: Guillermo del Toro
Ano: 2015
País: EUA/Canadá
Duração: 119 min