SOB A SOMBRA (2016): Resenha de filme

O persa/árabe Sob a Sombra (Under the Shadow, 2016) é um dos melhores filmes de terror que eu já vi. Assustador, com poucos clichês, ótimo roteiro e uma ambientação bastante diferente. A história se passa durante a Guerra Irã-Iraque, nos anos 1980, e envolve uma família iraniana em Teerã.

Enquanto o marido é convocado para servir como médico na linha de frente da batalha, mãe e filha ficam sozinhas em seu apartamento, em um pequeno prédio na capital iraniana. Logo Teerã começa a ser bombardeada e, apesar dos apelos do maridos para que a mulher saia da cidade e leve a filha para a casa de seus pais, ela insiste em permanecer em sua própria casa.

Em meio ao terror dos bombardeios, a criança começa a receber visitas de djinns, os espíritos malignos da mitologia árabe.

O mais interessante do filme é que, durante boa parte da história, a existência dos djinns ou não, são apenas um terror secundário. O que mais assusta é a possibilidade de uma bomba cair no edifício e explodir todo mundo.

No entanto, depois que míssil cai no prédio (mas não explode), todos os moradores decidem deixar o pequeno edifício, um a um, deixando apenas a mãe e a criança no prédio. E aí, a presença dos djinns começa a ficar bastante ostensiva e assustadora.

Os djinns demoram a aparecer no filme e essa foi uma estratégia muito legal do diretor/roteirista Babak Anvari, porque isso causa ainda mais agonia. Quando eles finalmente aparecem, mais para o final do filme, eles o fazem sob algumas formas diferentes. A mais assustadora delas é a que ele aparece sob a forma de uma mulher vestida com um xador (veste que cobre todo o corpo com exceção do rosto).

Há ainda alguns bons jump scares (aparições repentinas que te fazem pular do sofá).

O que mais chamou minha atenção no filme, no entanto, foi a ambientação dele, numa Teerã pós-revolução islâmica e durante o período da guerra. Foi muito interessante a forma como Babak Anvari associou a chegada dos djinns com a proximidade da morte trazida pelos bombardeios.

Um filme realmente imperdível para quem gosta de terror e de cinema estrangeiro.

CLASSIFICAÇÃO GERAL: Imperdível
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Espíritos e sustos


DADOS DO FILME:
Título original: Under the Shadow
Subgênero: Espíritos malignos
Direção: Babak Anvari
Ano: 2016
País: Reino Unido/Qatar/Irã/Jordânia
Duração: 84 min