NAS MONTANHAS DA LOUCURA, de H.P. Lovecraft: Resenha de livro

Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness) é uma das histórias longas de H.P. Lovecraft, que estão inseridas na mitologia de Cthulhu. Trata-se de uma novela que conta a história de uma expedição científica da fictícia Universidade Miskatonic ao continente antártico, em busca de amostras geológicas e biológicas.

A história foi publicada de forma serializada, em três partes, entre fevereiro e abril de 1936, na revista Astounding Stories. Na verdade, Nas Montanhas da Loucura foi escrita cinco anos antes, mas acabou sendo engavetada depois que a principal compradora de contos de Lovecraft, a revista Weird Tales, recusou o trabalho por ser longo demais.

Ela acabou sendo publicada na Astounding Stories com uma edição mal feita, cheia de cortes, que desagradou bastante Lovecraft. A editora Arkham House acabou republicando a história, baseada no original de Lovecraft, postumamente em uma coletânea em 1939.

O interessante desse conto é que o autor se esmera para explicar a colonização da Terra por seres interestelares, antes do surgimento dos humanos. É bastante elucidativo para quem quer entender os mitos de Cthulhu.

Nas primeiras páginas do livro, a missão da Universidade Miskatonic à Antártida é descrita pelo narrador, o pesquisador William Dyer, com detalhes. Ainda na primeira parte, um grupo de exploradores de vanguarda, liderados por Professor Lake, relata a descoberta de uma cadeia montanhosa mais alta que o Himalaia, cheia de cavernas, onde eles encontram uma espécie desconhecida, com asas, tentáculos e vários olhos.

Os diferentes grupos de pesquisadores, que se separam pelo continente gelado, se locomovem por aviões e se comunicam através de mensagens telegráficas por rádio. Quando o professor Dyer, deixa de receber mensagens do grupo de Lake, ele resolve se deslocar até o acampamento do colega para ver o que aconteceu.

A segunda e terceira partes mostram a exploração de Dyer à cadeia de montanhas descritas por Lake. E essa parte considerável da história é utilizada para explicar como os Anciões (Old Ones) colonizaram a Terra, com a ajuda de seres que eles escravizaram os Shoggoths. E depois, com a chegada da prole de Cthulhu e os MiGo, e como os Anciões foram pouco a pouco sendo exterminados e encurralados no sul do planeta.



O livro tem muito pouca ação, na verdade. É um terror bem ao estilo de Lovecraft, onde o clima de terror vai sendo construído devagar. O que garante o medo são as descrições muito detalhadas de ambientes (subterrâneos em sua maior parte) e de criaturas monstruosas.

Se por um lado, Nas Montanhas da Loucura é ótimo para se conhecer os mitos de Cthulhu, por outro é uma história muito maçante já que Lovecraft exagera em suas descrições e no uso de termos técnicos e geológicos.

Além disso, senti a história pouco convincente. Em poucas horas, dois cientistas (um deles geólogo), percorrem centenas de metros de galerias subterrâneas e, apenas vendo representações pictográficas, conseguem compreender toda a história dos Anciões (algo que, para um arqueólogo levaria meses ou anos). Além disso, em um navio, eles conseguem levar vários aviões para a exploração antártica e conseguem pousar em qualquer lugar (inclusive no meio de uma alta montanha).

HISTÓRICO DE PUBLICAÇÃO:
A história foi publicada originalmente em três partes na revista Astounding Stories, em 1936. Uma versão mais próxima dos manuscritos de Lovecraft foi publicada na coletânea The Outsider and Others, em 1939, pela Arkham House. No Brasil, a história foi publicada em edições da Iluminuras, L&PM e Hedra.