A COLHEITA FINAL - REVELAÇÃO TENEBROSA, de Antonio Pinto Ferraz: Resenha de livro

A Colheita Final - Revelação Tenebrosa é um livro de terror pouco convencional do ex-seminarista Antonio Pinto Ferraz, publicado em 2013, pela Editora Aquariana. Quando digo pouco convencional é porque ele pouco lembra uma história de terror.

Na verdade, o pequeno romance de Ferraz tem alguns elementos de terror na história, como a presença maligna de Satanás que perpassa todo o livro e um apocalipse macabro. No entanto, esse não é o principal. O autor foca muito mais nos conflitos internos do protagonista do que na história apocalíptica em si.

No livro de Ferraz, o protagonista, um homem solitário e religioso, tem uma experiência sobrenatural com Satanás, que lhe passa uma mensagem. Logo depois do encontro, ele não sabe se realmente tudo aconteceu ou se foi apenas algum delírio. Mas, aos poucos, seu subconsciente vai liberando detalhes da mensagem.



Então, ele percebe o que o príncipe das trevas quer comunicar. Ele não quer mais continuar travando uma batalha com Deus pelo controle da humanidade e desistiu de querer manter a supremacia sobre o mal. Ele simplesmente retirar-se-á de cena antes do juízo final.

No entanto, dentro de poucos meses, ele fará uma colheita final, levando bilhões de almas consigo para o inferno, sem grandes dramas, sem grandes catástrofes. Enfim, ele poupará Deus do trabalho de lutar contra as forças do mal e evitará o apocalipse na Terra.

Isso não se trata de spoiler, porque, na verdade, isso está nas sinopses do livro.

O que Ferraz nos traz em cerca de 120 páginas de história são os conflitos psicológicos do protagonista e muitas referências religiosas e filosóficas. E isso torna a leitura bastante pesada, hermética.

A ideia do livro é muito legal e a premissa bem trabalhada. No entanto, para os fãs do terror, falta aquela atmosfera mais dark ou uma narrativa mais envolvente. O livro é quase um monólogo (em terceira pessoa), com algumas passagens em que o protagonista é entrevistado sobre seu encontro com o diabo. E o fim é macabro, mas de uma forma bem leve.

Fiz buscas pela internet e acredito que esse seja o único livro de Ferraz, então acredito que ele não tenha publicado nada desde 2013. O que é uma pena, porque é um autor de talento, ainda que de um estilo hermético (que não me agrada muito como leitor), e que tem muito a acrescentar à nossa literatura.