JERUSALÉM (2015): Resenha de filme

Jerusalém (Jeruzalem, 2015) parte de uma premissa legal para um filme de terror: como seria o dia do juízo final na Cidade Santa, onde segundo o profeta Zacarias haverá uma grande batalha precedendo o Apocalipse?

Mas talvez essa seja a única coisa interessante nesse filme de terror israelense. A premissa é muito mal explorada e as cenas são recheadas de clichês.

Trata-se de um filme found footage. Mas, em vez de câmeras de vídeo, o espectador acompanha todo o desenrolar através de um óculos "Google" da protagonista, que grava, tira fotos, acessa redes sociais e faz videoconferências internacionais sob comando de voz (tá isso é legal também!).

No filme, dirigido pelos irmãos Paz, duas amigas judias resolvem visitar Israel na época do Yom Kippur. Ao conhecer um antropólogo ao estilo de Indiana Jones, elas decidem ir para Jerusalém antes da capital Tel Aviv. Elas ficam hospedadas numa tradicional hospedaria no setor árabe da cidade velha.

Então, depois de fazerem alguns passeios e irem a festas, o amigo "Indiana Jones" começa a sentir que algo ruim está para acontecer na Cidade Santa. Ele então é "internado" em um hospício para visitantes com Síndrome de Jerusalém (o mal psicológico que causa euforia e experiências transcendentais em alguns turistas). E, então, começa o juízo final, com demônios invadindo a cidade velha.

O início do juízo final é muito promissor. Sirenes soam e as Forças de Defesa de Israel selam a cidade velha. Eu, como espectador, fiquei imaginando os horrores a que aquelas pessoas, presas dentro da cidade velha, seriam submetidas

Mas é frustrante. O terror prometido não vem. O principal problema do filme é que os demônios se parecem demais com o zumbis. Eles mordem as pessoas e elas se transformam em demônios. Isso, para mim, é ponto muito negativo.

O terror causado pelos demônios é muito minimizado no filme. Eles aparecem apenas perseguindo as pessoas, mas falta suspense e falta aquelas maldades que você espera que os anjos caídos sejam capazes de fazer.

Há também alguns furos. O primeiro deles é que o amigo "Indiana Jones" é internado num hospício apenas porque ficou um pouco eufórico. Isso não faz sentido nenhum. E a protagonista, que acabou de conhecer o cara, se arrisca a ser destruída por demônios no juízo final para entrar no hospício e procurar por seu novo amigo.

Outro furo é que os demônios morrem com tiros. E outra coisa: as Forças de Defesa de Israel não seriam capazes de conter os demônios na cidade velha. Até porque, entre os demônios, há um gigante, que tem o tamanho de um godzilla e conseguiria passar pelos muros da cidade velha apenas com uma passada.

CLASSIFICAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Suspense e criaturas demoníacas




DADOS DO FILME:
Título original: Jeruzalem
Subgênero: Apocalíptico
Direção: Doron Paz e Yoav Paz (Irmãos Paz)
Ano: 2015
País: Israel
Duração: 94 minutos