III (2015): Resenha de filme

O filme russo-germânico III (2015) é um filme interessante, que se utiliza de uma fotografia excessivamente amarela (às vezes  alaranjada) e cenários campestres para transportar o espectador para uma paisagem onírica.Todo o filme é rodado como se fosse um sonho ou um pesadelo.

Lembra um pouco Terror em Silent Hill (Silent Hill, 2006), mas é menos sombrio do que este.

Em uma pequena cidade europeia (não determinada), uma epidemia está matando os moradores. A mãe de Aya e Mirra é infectada e morre. Em seguida, é a vez de Mirra ficar doente. Aya, então fica desesperada com a possibilidade de perder a irmã.

Sem muitas alternativas médicas, ela recorre a um padre que é amigo de infância de sua família. O sacerdote não crê mais apenas nos dogmas cristãos e acredita que todos os males podem ser curados através da mente. Ele propõe a Aya a realização de um perigoso ritual xamânico.

Aya será transportada para a mente de Mirra para tentar descobrir a origem do mal e curá-la espiritualmente. Mas há o risco de ela se enfraquecer e nunca mais retornar para o mundo real.

O filme não dá muito medo. As únicas cenas um pouco mais assustadoras são aquelas em que uma bizarra criatura aparece para Aya. Mas o filme tem uma bela fotografia. As cenas, gravadas na medieval Marburg, na Alemanha, são lindas.

O final não é dos melhores e também inconclusivo (pode gerar algumas interpretações), mas pelo menos é diferente.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Clima dark



DADOS DO FILME
Título original: III
Direção: Pavel Khvaleev
Ano: 2015
País: Alemanha/Rússia
Duração: 80 minutos