O GAROTO SOMBRIO (2015): Resenha de filme

O Garoto Sombrio (The Boy, 2015) é mais um filme de terror psicológico sobre o surgimento dos sintomas de transtorno de personalidade antissocial em crianças, que busca mostrar a "construção" de um jovem psicopata.

Ted Henley é um menino de nove anos que vive com seu pai, isolado em um motel decadente na beira de uma estrada que não atrai mais tantos motoristas como antigamente. Aos poucos, o menino vai mostrando uma obsessão com a morte.

Primeiro, ele começa catando carcaças de bichos atropelados na estrada para ganhar 25 centavos de seu pai. Depois, ele começa a querer matar os bichos na rua. Uma de suas primeiras maldades é colocar comida no meio da rodovia, para que um cervo seja atropelado.

Aos poucos, ele vai demonstrando sua personalidade psicopata. O filme é bem paradão. Não tem cenas de muito suspense nem de medo, propriamente dito. Enfim, o filme não assusta, mas tem uma atmosfera legal.

O diretor do filme, Craig William Macneill foi muito feliz em várias cenas. Quem vê o filme, já sabe que se trata de um filme de terror. Então, a todo momento, você fica esperando uma grande maldade do menino psicopata. Macneill constrói todo um clima e te prepara para o pior.

E o interessante é que, na maioria das vezes, essa expectativa é frustrada. Mas a frustração não é algo negativo, porque o espectador sabe que, em algum momento, algo de muito ruim vai acontecer no filme. E, por fim, o espectador acaba sendo presenteado.

Isso pode ser visto muito bem em uma sequência de cenas, que são muito legais, envolvendo uma família que chega ao motel apenas para passar a noite. Mas o carro tem um problema mecânico e eles acabam tendo que passar alguns dias por lá. O casal tem um filho da idade do pequeno psicopata.

Há várias ocasiões em que o espectador fica imaginando: é agora que o psicopata vai matar o coleguinha. Não vou dizer se ele mata ou não a outra criança, para não estragar o filme.

O filme é um terror soft, uma espécie de dark drama, a maior parte do tempo, lidando com os dramas da solidão, ausência da figura materna, falta de perspectivas e criação dos filhos. Não é para quem está buscando um terror tradicional, com sangue e sustos.

O final lembra um pouco o da história de Carrie (1974), de Stephen King. O interessante é que o filme não é baseado nem em um romance nem em um conto, mas apenas no capítulo (The Henley Road Motel) de um romance (Miss Corpus, de 2003).

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Criança psicopata


DADOS DO FILME:
Título original: The Boy
Subgênero: Terror humano/Terror psicológico
Direção: Craig William Macneill
Ano: 2015
País: EUA
Duração: 105 minutos