LOS INOCENTES (2015): Resenha de filme

Outro bom filme de terror argentino, Los Inocentes (2015) usa a escravidão da primeira metade do século 19, para criar um drama com pitadas de horror sobrenatural. Rodrigo, que tem uma doença que dificulta sua mobilidade das pernas, vive numa fazenda cheia de escravos.

Ele é visto como um fraco por seu pai, um cruel coronel argentino, não só pela sua deficiência como por seu caráter brando demais. Ele é amigo de um jovem escravo que, de tanto ser mal tratado na fazenda, acaba se matando enforcado.

Logo depois dessa morte, Rodrigo é enviado, ainda criança, para uma cidade grande, para tratar de sua doença e estudar. Ele volta 15 anos depois, para rever seus pais e apresentar sua esposa, Bianca.

Mas o desprezo de seu pai por si não se abrandou. Ele continuou sendo visto como um "fraco" pelo pai opressor. Sua mãe, uma fanática religiosa, por sua vez, está em um estado deplorável, com demência.

Los Inocentes é muito bem produzido e tem, como grande trunfo, fazer com que o espectador saiba que algo ruim acontecerá na fazenda com o retorno de Rodrigo (porque isso está na sinopse) e que isso envolve uma vingança dos escravos maltratados. Mas o público não tem ideia de como será essa vingança.

O filme é contado em uma narrativa temporal não linear, o que significa que, durante o presente, vários flashbacks do passado são intercalados. Isso serve para ir explicando o que é a maldição que se abate sobre a fazenda e o porquê do desfecho.

Durante a maior parte do tempo, o filme é apenas um drama. Em várias passagens, inclusive, se parece com uma típica novela de época brasileira. Portanto, não espere um terror assustador. É um filme de horror bem light.

Há um pouco de aparições fantasmagóricas, de possessão por espíritos, de maldições ao longo do filme, mas o terror mesmo só se apresenta faltando cerca de 15 minutos para o fim da história. E o final é bastante sombrio, simplesmente porque é cruel.

Um ponto negativo é a construção dos personagens. Eles são muito caricatos. É o coronel muito malvado, o filho covarde, uma escrava oportunista.

O diretor poderia ter explorado melhor o terror na história, que é bem contada mas tem seu potencial pouco desenvolvido.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Espíritos


DADOS DO FILME:
Título original: Los Inocentes
Subgêneros: Fantasmas/Maldições
Direção: Mauricio Brunetti
Ano: 2015
País: Argentina
Duração: 101 minutos