TUDO É EVENTUAL, de Stephen King: Resenha de livro

Tudo é Eventual (Everything's Eventual - 14 Dark Tales, 2002) é a quarta coletânea de contos de Stephen King que, como o subtítulo da obra em inglês já diz, reúne 14 histórias do mestre, a maioria de terror e dark fiction.

De uma forma geral, e do ponto de vista dos fãs de terror, é bem melhor do que as coletâneas mais recentes de King: Ao Cair da Noite (Just After Sunset, 2008) e The Bazaar of Bad Dreams (2015).

A coletânea foi bem profícua a King. De seus contos, saíram dois bons filmes (1408 e Andando na Bala) e uma das maiores honrarias concedidas a King. O Homem do Terno Preto foi o vencedor do Prêmio O. Henry, um dos principais da literatura norte-americana.

Começo então por esses três contos, que estão entre os melhores do livro. 1408 conta a história de um escritor de guias sobre locais mal assombrados que busca se hospedar no infame quarto 1408 do Hotel Dolphin, conhecido por ter sido palco de várias mortes.



Antes de entrar no quarto, o gerente tenta convencer o escritor a desistir de sua hospedagem, sem sucesso. Ele então entra no quarto e começa a presenciar uma sequência de eventos sobrenaturais muito loucos. O grande diferencial desse conto que, segundo King é sua homenagem às histórias de terror sobre quartos mal assombrados, é que não fantasmas. Há algo maligno no quarto, mas não são almas penadas.

O conto rendeu um ótimo filme, estrelado por John Cusack e Samuel L. Jackson, em 2007. Na verdade, na minha opinião, a produção cinematográfica é superior ao conto. King foi bem mais econômico nos fenômenos sobrenaturais do que o diretor Mikael Hafstrom. O final do filme também supera o do conto.

Andando na Bala é uma clássica história de assombração nas estradas. Foi a primeira história de King publicada exclusivamente como ebook, em 2000.

Um jovem estudante recebe uma ligação da vizinha dizendo que sua mãe teve um derrame e está hospitalizada. Com o carro quebrado, ele resolve se deslocar entre os quase 300 quilômetros que o separa do hospital através de caronas.

Um bom velhinho o deixa no meio do caminho e ele precisa pegar outra carona para chegar até o hospital. Já é noite e ele espera em frente a um pequeno cemitério. Enquanto aguarda por sua carona, ele decide circular pelo local e vê a lápide de George Staub, um jovem que morreu com a mesma idade que ele.

Enquanto ele volta para a estrada, alguma coisa agarra seu pé e ele bate com a cabeça no chão. Depois de bater com a cabeça, ele se levanta e vê que aí vem um carro. O carro fede a produtos químicos e a terra e o motorista tem o corpo todo costurado. É George Staub.

Ele coloca ao caronista duas opções: morrer ou deixar que sua mãe morra. E ele precisa se decidir rápido, antes que eles cheguem à cidade O conto tem um clima legal de terror clássico. Mas o mais interessante é o drama do jovem, depois que ele toma sua decisão.

Muito legal ver como King conseguiu, com duas premissas nem um pouco originais (o fantasma na estrada e a "Escolha de Sofia") tecer um enredo muito bem construído. Serviu como base para o filme Montado na Bala (Riding the Bullet, 2004).

O Homem do Terno Preto usa a ótima fórmula do homem que conta uma história assombrosa de sua infância. Trata-se, em suma, do relato de um encontro com o diabo, durante uma pescaria no meio do bosque. É um conto simples e bem assustador.

Outros contos que gostei bastante foram Almoço no Café Gotham, sobre um garçom que tem um surto durante uma discussão pré-divórcio de um casal no restaurante, e Você Só Pode Dizer o Nome Daquela Sensação em Francês, sobre um casal que vai comemorar seus 25 anos juntos mas ficam tendo sensações de Dèja Vu. Esse último é bem sombrio, apesar da tradução do título ter ficado uma bosta. That Feeling You Can Only Say It is in French seria mais bem traduzido como "Aquela sensação que você só pode expressar em francês".

A Moeda da Sorte é o conto mais fraco. Curto, mas completamente dispensável.

HISTÓRICO DE PUBLICAÇÃO:
Publicado originalmente em 2002, nos Estados Unidos, pela Scribner. No Brasil, é publicado pela Suma de Letras.