THE INVITATION (2015): Resenha de filme

The Invitation (2015), dirigido por Karyn Kusama, é um excelente filme de terror psicológico. Na verdade, está entre os melhores filmes de terror que já vi. É estranho, misterioso, assustador. Não tem monstros, não tem fantasmas, não tem possessão demoníaca nem zumbis, mas é muito mais eficaz do que se tivesse qualquer uma dessas fórmulas fáceis de provocar medo.

Kusama dirigiu, entre outros, o scifi Aeon Flux (2005) e o terror cômico Garota Infernal (Jennifer's Body, 2009), mas The Invitation não poderia ser mais diferente do que essas suas experiências cinematográficas anteriores.

Depois da morte de seu filho, Eden fica arrasada e abandona seu marido Will. Depois de algum tempo sem se verem, Will, que deixou sua casa, recebe um convite de Eden (que volta a morar na antiga casa) e seu novo namorado (David) para um encontro em seu antigo lar.

O convite se estende a amigos do ex-casal. Todos ficam muito felizes de se reverem depois de tanto tempo afastados, menos Will. Ele, que também está acompanhado de sua nova namorada, se sente estranho.

Ele se sente desconfortável, inicialmente, por rever a casa onde viveu com Eden e seu falecido filho. Mas seu desconforto vai aumentando na medida em que Eden demonstra um sentimento de felicidade que parece ser falso. Ela esconde algo e Will percebe.

A coisa fica ainda mais esquisita quando um amigo de Eden e David chega à casa e David faz questão de trancar a porta da casa.

David logo resolve mostrar o vídeo de uma mulher morrendo no leito, cercada por pessoas que celebram sua morte. Então, Eden e David confessam que eles fazem parte de um culto que celebra a morte como um processo feliz que encerra toda a agonia e a dor.

Depois de um desconforto geral momentâneo, David sugere um jogo de verdade ou consequência, que aumenta o desconforto de alguns, a ponto de uma amiga de Will e Eden decidir ir embora.

Em seguida, todos voltam a ficar confraternizar como se nada tivesse acontecido. Mas não Will, ele sabe que algo errado está acontecendo.

O mistério se mantém até o final. O espectador compartilha o desconforto com Will até o momento em que o segredo é revelado. Mas, até lá, o espectador e o próprio Will começam a se questionar se o problema, afinal, é com Will.

A narrativa vai sendo muito bem construída, sem dar pistas do segredo. Só momentos antes dele ser revelado é que o espectador começa a ter uma ideia do que está para acontecer. E, então, tudo acontece muito rápido e logo o filme termina.

E quando você acha que tudo acabou, já satisfeito com o resultado do filme e já pronto para desligar a televisão, então percebe que The Invitation tem um desfecho mais macabro ainda.

AVALIAÇÃO GERAL: Imperdível
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Suspense



DADOS DO FILME:
Título original: The Invitation
Subgêneros: Terror humano/Suspense/Mistério
Direção: Karyn Kusama
Ano: 2015
País: EUA
Duração: 100 minutos