O ABC DA MORTE 2 (2014): Um olhar sobre o filme

O ABC da Morte 2 (ABCs of Death 2, 2014) é a segunda antologia da franquia homônima, que reúne 26 curtas de terror, relacionado um filme a cada letra do alfabeto. As produções vêm de vários países, inclusive do Brasil.

Na verdade, apesar do nome, ela não é uma antologia pesada, sendo classificada, inclusive, como de terror cômico. A maioria dos curtas se enquadra mesmo nessa categoria de terror cômico. Algumas produções, no entanto, são exclusivamente cômicas (como E is for Equilibrium) e outras exclusivamente de terror (como L is for Legacy).

Não sou muito fã da mistura de terror com comédia, então eu não curti muito a antologia. Acho que vários dos filmes poderiam ter sido melhores se tivessem deixado o ridículo de lado. Apesar disso, alguns curtas realmente superaram minha expectativa.

O melhor deles, sem dúvida, é J is for Jesus, curiosamente dirigido por um brasileiro: Dennison Ramalho. Ele conseguiu contar uma história de terror original, de forma séria, e muito bem feita. O filme se baseia em um tema muito polêmico: o envolvimento da religião na sexualidade das pessoas.

Em resumo, um pai contrata um detetive particular para confirmar se seu filho é gay. Depois da confirmação, o namorado do filho é morto e o pai contrata dois pastores evangélicos para exorcizar a homossexualidade do jovem. Mas, durante o ritual, o jovem começa a incorporar as chagas de Jesus Cristo e os exorcistas mostram suas faces demoníacas.

S is for Split, do espanhol baseado em Londres Juan Martínez Moreno, é outro filme interessante que usa a homossexualidade como tema. Um homem, em viagem de negócios, está falando com sua esposa ao telefone, quando alguém invade a casa dele. Ele ouve tudo ao telefone, enquanto o serial killer ameaça a vida da mulher e de seu bebê. Apenas no final, o espectador entende que a invasão não é aleatória.

Outros filmes dark que merecem destaque são X is for Xylophone, sobre uma avó que acaba cometendo uma atrocidade ao perder a paciência com o xilofone de sua neta, e U is for Utopia, uma distopia sobre o mundo onde a feiura é punida com a morte.

Entre os de terror cômico, o melhor é I is for Invincible, sobre uma família que quer que se livrar de uma velha senhora para colocar a mão em sua herança. O problema é que a anciã não se entrega tão facilmente.

AVALIAÇÃO GERAL: Ruim
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: De tudo um pouco



DADOS DO FILME:
Título original: ABCs of Death 2
Subgênero: Antologia
Organização: Ant Timpson
Ano: 2014
País: Vários
Duração: 125 minutos