ANIMAL (2014): Resenha de filme

Animal (2014) é um clássico filme de terror daqueles em que seres humanos são perseguidos por uma criatura faminta e com inteligência acima da média. Na verdade, que lembra muito O Predador (Predator, 1987) por se passar numa floresta e porque a criatura parece um alienígena humanoide, com dentes muito afiados.

O filme, dirigido por Brett Simmons, de Espantalho (Husk, 2011), e produzido por Drew Barrymore, conta a história de um "animal" que aparece numa floresta americana, aparentemente porque estão desmatando aquele local (pelo menos é o que dá a entender, já que o filme não faz a relação direta entre as duas coisas). Para isso, recorre a uma série de clichês, que tornam a história previsível.

O filme começa com quatro pessoas fugindo de alguma coisa que os persegue na mata escura, até que uma delas cai no chão (clichê número um), é alcançada pela criatura, arrastada e devorada. Na próxima cena, um grupo de amigos (clichê número dois) resolve passear no bosque onde dois deles (dois irmãos) costumavam fazer trilhas quando eram pequenos.

Não se sabe por que eles resolvem se aventurar na mata, uma vez que com exceção dos dois irmãos, nenhum deles está com a mínima vontade de fazer trilhas. Depois de algumas horas de caminhada, a irmã tenta convencer o irmão de que está na hora de voltar, porque é perigoso caminhar no escuro. Mas, por algum motivo, vence a proposta mais idiota, a de continuar a trilha apesar da escuridão (clichê três).

Então, ao cair da noite, eles começam a ser perseguidos pela criatura. E se refugiam numa cabana, providencialmente posicionada ali, para que eles pudessem se proteger (clichê quatro).

Ali, eles encontram três sobreviventes, mas um deles (o cara que perdeu a esposa no início do filme) é um cara azedo que não gosta de ninguém e tem um plano especial para sobreviver, nem que tenha que passar por cima de todo mundo (clichê cinco).

Além de extremamente previsível, o filme tem alguns furos. Por exemplo, as janelas e portas da casa são protegidas por uns pedaços de madeira, para que a criatura não entre. Além do filme não esclarecer como eles arranjaram tantas tábuas, a fragilidade da defesa é perceptível.

Bastava o animal dar uma patada naquilo e as tábuas iriam para o espaço. Mas, não! O animal, que aparentemente tem força o suficiente para isso, simplesmente nem tenta entrar. No entanto, no momento em que o diretor decide dar mais ação ao filme, o animal arrebenta até porta!

Outro furo é que o animal, supostamente fica lerdo e focado na comida, quando se alimenta. Apesar disso, nenhum deles tenta matar o animal com um machado, faca ou qualquer coisa que o valha. A melhor solução imaginada pelos sobreviventes, imaginem só, é sair correndo pela mata, quando o bicho estiver se alimentando. Mais uma vez, a solução idiota é a que vence (clichê seis).

Enfim, você já começa o filme sabendo que o bicho vai dizimar a galera e você não tem nenhuma surpresa. As únicas coisas que o fazem continuar a assistir são o prazer de ver a criatura matando pessoas idiotas e saber qual delas vai sobreviver até o final.

O filme não traz nada de novo ao gênero do terror. Nada em termos de personagem, história, narrativa, vilão, tomada, fotografia, cenário. Nem o bicho é tão assustador. Enfim, é apenas para quem gosta muito desse tipo de terror.

AVALIAÇÃO GERAL: Péssimo
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Suspense, ação e criatura monstruosa



DADOS DO FILME
Título original: Animal
Subgênero: Monstro animal
Diretor: Bret Simmons
Ano: 2014
País: EUA
Duração: 86 minutos