NECROFOBIA (2014): Resenha de filme

Necrofobia (2014) é um estranho terror argentino que investe pesadamente na agonia do espectador e no mistério, com um toque de giallo. Dirigido por Daniel de la Vega é outra produção dos nossos hermanos do sul que vale a pena ser conferida.

A história gira em torno do alfaiate Dante, cujo irmão gêmeo acaba de morrer, deixando-o um pouco melancólico e desorientado. Dante sofre de uma condição psicológica chamada necrofobia, ou seja, aversão de ver cadáveres.

Outra coisa que deixa Dante desnorteado é a recém separação de sua mulher. Em meio ao luto, Dante torna-se obcecado em descobrir se sua ex-mulher está envolvida em um novo relacionamento.

Ele começa a ter visões estranhas do cadáver do irmão e de um homem misterioso que usa chapéu e capa preta. E, então, pessoas próximas de si começam a morrer.

O filme tem uma estética bastante retrô e macabra. A cena inicial, do sepultamento de seu irmão, é bastante angustiante.

O grande trunfo é a atuação do veterano Luís Machín, que vive Dante. Sua atuação é realmente espetacular.

Acho que o roteiro acaba se tornando um ponto fraco do filme, porque ele investe em uma trama complexa, que acaba se tornando confusa.

Os grandes mistérios são saber quem está cometendo assassinatos e por que Dante começa a ter visões do cadáver do irmão.

(Atenção: spoilers a frente).

Logo de cara se torna óbvio que Dante está cometendo assassinatos. Inicialmente, você pensa que o espírito do irmão de Dante está possuindo-o para cometer esses crimes. Mas você percebe que
Dante, na verdade, parece sofrer de um transtorno de personalidade dupla.

E sua segunda personalidade é quem comete os crimes. Mas o presente se envolve com o futuro e, cronologicamente, tudo fica meio confuso.

Outra coisa que não fica muito claro é o papel da necrofobia de Dante na trama principal do filme. Não fica claro se ele já tem um transtorno psiquiátrico ou se ele o desenvolve a partir do contato traumático com o cadáver do irmão.

(Fim dos spoilers).

Isto é, o filme tem uma história bem louca. Apesar de ser confuso, pelo menos o filme não é clichê. Vale a pena ver para constatar que o terror não precisa ser previsível e que pode assumir muitas faces (mesmo as mais estranhas).

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Clima dark, suspense e fenômenos inexplicáveis

DADOS DO FILME:
Título original: Necrofobia
Subgêneros: Terror psicológico
Direção: Daniel de la Vega
Ano: 2014
País: Argentina
Duração: 75 minutos