MATADOURO (2012): Resenha de filme

Eu descobri Matadouro (2012) através de um link do Facebook e acabei adiando bastante para assisti-lo no Youtube. Trata-se de um slasher found footage nacional feito de forma bastante amadora, com câmeras amadoras, atores provavelmente amadores e cenários aparentemente improvisados.

A história é bem simples. Um grupo de amigos volta para casa, depois de uma viagem, e decide zoar um pedestre no meio da estrada. Eles oferecem uma carona ao pobre homem e o fazem correr para alcançar o carro. O veículo, no entanto, acelera e eles deixam o cara literalmente na pista.

O primeiro problema é que o carro enguiça e uma das meninas (que pegou carona com eles) decide mijar no meio do mato. O segundo problema é que o pedestre que eles sacanearam é, na verdade, um psicopata. É uma história clássica de um slasher on the road.

Apesar do amadorismo da produção e da pouca originalidade do roteiro, eu gostei do filme. É claro que as imagens das câmeras amadoras têm uma qualidade bem ruim e você já sabe como a história vai terminar antes mesmo de começar. Mas a edição é bem feita e os atores são convincentes. Os diálogos não são forçados e você percebe que parecem mesmo amigos se zoando. Esse é o grande ponto positivo da produção dirigida por Carlos Junior, que também é um dos amigos que atuam no filme.

Na primeira metade do filme, que se passa basicamente dentro de um carro velho, a espontaneidade dos atores resulta em boas risadas. Na segunda metade, que se passa no matadouro propriamente dito, a boa atuação deles te provoca agonia e aflição.

Nessa segunda parte, as cenas são bastante escuras. Se, por um lado, isso compensa a falta de qualidade da câmera, por outro prejudica um pouco a compreensão do que está acontecendo.

De qualquer forma, os efeitos sonoros, junto com os gritos das vítimas, provocam uma sensação de mal-estar que se encaixa bem na proposta de Matadouro. Vale a pena assistir.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Violência e gore




DADOS DO FILME:
Título original: Matadouro
Subgênero: Slasher/Gore
Direção: Carlos Junior
Ano: 2012
País: Brasil
Duração: 72 minutos