MARCAS DA POSSESSÃO (2015): Resenha de filme

Marcas da Possessão (Ava's Possessions, 2015) é um filme sobre possessão demoníaca como nenhum outro e inova tanto em sua premissa quanto em sua estética. O diretor Jordan Galland, que tem uma carreira mais consolidada com trilhas sonoras do que com direção de filmes, tentou fazer algo diferente e conseguiu.

Diferente de outros títulos do subgênero possessão, o longa mostra a vida de uma jovem, Ava, depois de seu bem sucedido exorcismo. Livre do demônio que a possuiu, Ava tem que reconstruir seus laços familiares e de amizade e também precisa lidar com os crimes/loucuras que fez sob a influência maligna.

Para não ser presa ou internada em um hospício, Ava precisa comparecer a um grupo de terapia da igreja, chamado Possuídos Anônimos. E a terapia consiste em se desculpar com as pessoas a quem fez mal e em controlar o demônio, caso ele volte a tentar possuí-la.



Para contar a história, Galland recorre a uma estética colorida e retrô, que destoa dos cenários sombrios (cinzas, pretos, marrons) dos filmes de exorcismo. A trilha sonora, que parecem mais adequadas a filmes de drama cult, conta com a participação de Sean Lennon, filho de John Lennon e Yoko Ono.

O filme mistura drama, situações cômicas, trama policial e terror. Mas o elemento de terror, a possessão e o demônio de Ava, são apenas marginais na história. Marcas da Possessão é uma boa experiência cinematográfica, mas não causa medo ou sustos.

Enfim, se você gosta de cinema e busca coisas diferentes, esse filme é para você. Mas se você é um fã de terror, não perca seu tempo. O próprio cartaz do filme (que você vê abaixo) está mais para uma película de Almodóvar do que para O Exorcista.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Possessão


DADOS DO FILME:
Título original: Ava's Possessions
Subgênero: Possessão
Direção: John Galland
Ano: 2015
País: EUA
Duração: 89 minutos