ATIVIDADE PARANORMAL - DIMENSÃO FANTASMA (2015): Resenha de Filme

Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma (Paranormal Activity: The Ghost Dimension, 2015) é o sexto filme da franquia, que começou em 2007 e estimulou uma verdadeira onda de filmes found footage de terror. Além disso, foi o primeiro a ser filmado em 3D.

Dimensão Fantasma é dirigido por Gregory Plotkin, que trabalhou como editor em quatro dos filmes anteriores, tendo ficado de fora apenas do original. Conta também com a produção de Oren Pelli, roteirista e diretor do original, que produziu todos os outros títulos da franquia.

O filme se foca em dois períodos distintos: 1988 e o presente (que no filme é 2013). No presente, acompanhamos uma família: os pais Ryan e Emily, a filha Leila, o irmão de Ryan e uma moça que não sei muito bem que relação tem com a família. Eles acabam de se mudar para uma grande casa, onde eles encontram uma câmera especial, capaz de filmar fenômenos sobrenaturais, e uma caixa com fitas VHS.

São essas fitas que fazem o espectador acompanhar os acontecimentos de 1988, que mostram Katie e Kristi (os elos que ligam toda a franquia) ainda crianças, sendo doutrinadas por sua avó e um homem de rabo de cavalo, que integram a seita das Parteiras.

Depois de encontrar essas peças antigas, a família de Ryan começa a receber a visita da sinistra entidade Tobi, que parece estar obcecado com a pequena Leila. O interessante é que, como a filmadora é capaz de visualizar o sobrenatural, o espectador pode ver, pela primeira vez, com que se parece o tal demônio.

Ele se parece um pouco com um líquido viscoso escuro. E, às vezes, ele corre como se fosse um cavalo puro sangue. Não vi o filme em 3D, mas imagino que algumas cenas devem ter ficado bem assustadoras em três dimensões.

Em boa parte de Dimensão Fantasma, assistimos a fitas VHS antigas e é justamente nessas partes que acontece uma das sacadas mais legais do filme. Uma das irmãs (acho que é a Katie) se vira para a câmera e começa a relatar as visões que o Tobi está proporcionando a ela.

E, nessas visões, ela fala exatamente o que está acontecendo na casa de Ryan, no momento em que Ryan está assistindo ao vídeo.

De resto, Dimensão Fantasma traz apenas mais do mesmo. As famosas cenas da casa escura, à noite, com o tempo correndo no relógio, sem acontecer muita coisa, intercaladas com as cenas filmadas de dia, das pessoas tentando entender o que está assombrando a casa.

Atividade Paranormal, lançado no Screamfest Festival em 2007 e comercialmente dois anos depois, foi uma ideia genial. No entanto, tudo o que veio depois tornou a história bastante repetitiva.

O segundo filme, de 2010, até ajuda a entender melhor a história do primeiro, que termina meio sem respostas. Mas, depois disso, é tudo desnecessário. Uma grande encheção de linguiça. Tanto é que Oren Pelli disse que esse seria o último filme da franquia, que custou 18 milhões de dólares e faturou mais de 800 milhões.

O interessante nesse filme, para mim, é que algumas cenas me lembraram Poltergeist (1982). Basta ver o cartaz para entender o que quero dizer.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Forte
O QUE ESPERAR: Fenômenos sobrenaturais e suspense



DADOS DO FILME:
Título original: Paranormal Activity - The Ghost Dimension
Subgênero: Fenômenos sobrenaturais
Direção: Gregory Plotkin
Ano: 2015
País: EUA
Duração: 88 minutos