A MALDIÇÃO DA SÉTIMA LUA (2008): Resenha de filme

A Maldição da Sétima Lua (Seventh Moon, 2008) é um daqueles filmes que não são found footage mas são filmados com a mesma displicência desses filmes POV. A câmera treme, os ambientes não têm iluminação adequada e há muitos enquadramentos esquisitos.

Talvez seja apenas o estilo do diretor Eduardo Sánchez, cubano que codirigiu o grande sucesso Bruxa de Blair (1999), um dos precursores do found footage no cinema mundial. Ou talvez eu esteja muito ranzinza.

De qualquer forma, o filme tem um quê de produção amadora, apesar de contar com o famoso rosto de Amy Smart, que estrelou filmes como Efeito Borboleta (2004) e Adrenalina (Crank, 2006), e faz o papel da protagonista Melissa.

Melissa e seu marido Yul viajam para a China, em lua-de-mel, para que ela seja apresentada à família chinesa de seu esposo. No trajeto para a casa dos parentes de Yul, no entanto, o motorista chinês contratado pelo casal para o carro no meio do caminho dizendo-se perdido.

Com a justificativa de que precisa buscar ajuda, o motorista os abandona próximo a uma pequena aldeia no interior da China. Assustados, Melissa e Yul saem do carro e entram na vila, onde encontram todas as casas fechadas e um monte de animais vivos sendo oferecidos como holocausto a espíritos malignos.

Os dois são confundidos com uma oferenda pelos espíritos e então começam a ser perseguidos por eles pelo meio do escuro cenário rural noturno da China. A partir daí, o filme assume um ritmo de correria. É um ritmo meio alucinante, estilo Olhos Famintos (2001).

As criaturas, a princípio, aparecem apenas como vultos. E, apesar de serem espíritos, se parecem mais com zumbis do que com assombrações. Eles correm como se fossem aqueles mortos-vivos ávidos de carne humana.

Durante boa parte do filme, os dois protagonistas ficam correndo dos espíritos/zumbis, com aquelas tomadas meio tremidas, mal enquadradas e escuras.

Só no final é que a gente consegue dar uma boa olhada nas criaturas. E é um pouco decepcionante sua maquiagem/FX.

No todo, o filme flui bem com todos os seus defeitos, apenas porque mantêm sua adrenalina fluindo por seu corpo.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Criaturas demoníacas, suspense e ação



DADOS DO FILME
Título original: Seventh Moon
Subgênero: Criaturas demoníacas
Direção: Eduardo Sánchez
Ano: 2008
País: EUA
Duração: 87 minutos