25 curtas nacionais de terror que valem a pena no YouTube

O YouTube tem sido uma excelente fonte de divulgação para produções independentes e curtas-metragens de terror nacionais. No Brasil, a plataforma virtual de vídeos tem proporcionado uma safra recente de curtas-metragens de excelente nível (filmes de até 15 minutos), produzidos por cineastas profissionais e amadores nacionais.

O blog FICÇÃO TERROR lista aqui algumas das produções que valem a pena ser vistas, seja pela qualidade da produção seja pela boa história (ou seja pelos dois).

1) Blondie, de Rodrigo Gasparini e Dante Vescio
Os diretores do longa metragem O Diabo Mora Aqui lançaram recentemente uma versão aterrorizante em curta metragem da lenda urbana da "loira do banheiro". A história é velha, mas os efeitos, a fotografia e as tomadas são geniais. A produção foi a vencedora do prêmio internacional My Rode Reel deste ano, como melhor filme de terror.



2) Vela das Almas, de Daniel Pires
Acenda as velas para guiar as almas para a luz, mas não se esqueça de apagá-las no terceiro dia, senão... Um dos melhores curtas de terror nacionais.



3) Viagem, de Mateus Tavares
O canal Medologia é o principal produtor de curtas-metragens de terror hoje no Brasil, com um grande número de títulos. Com mais de 100 mil visualizações, a ideia é bem legal e as atuações também são muito boas. Um homem oferece a chance de ver o além por cinco minutos e depois retornar da viagem. Basta a pessoa tomar um veneno e depois esperar que o homem injete adrenalina em seu coração. Mas confiar nos outros é sempre um problema.



4) O Covil dos Condenados, de João Vitor Ferian
O curta de estreia de Ferian conta a história de um sem-teto que busca um lugar para dormir e acaba entrando em uma casa habitada por criaturas monstruosas. Apesar de envolver basicamente o trabalho de Ferian e dos atores, o filme criado, produzido e rodado em apenas cinco dias, tem um acabamento profissional.


5) O Feijão da Dona Cleide, de Gilberto Caetano
História de fantasma daquelas que ouvimos numa noite de blecaute. Aposto que você vai se arrepiar no final. Simples, mas muito eficaz.



6) Flor de Cemitério, de Daniel Pires
O desafio é pegar uma flor dentro do cemitério e colocá-la ao lado de sua cama. Dizem que o morto vai pessoalmente recuperá-la na sua casa. Lenda urbana clássica!



7) A Menina do Algodão, de Kleber Mendonça Filho e Daniel Bandeira
Curta baseado na lenda da "menina do algodão", uma garotinha morta, que aparece nos banheiros das escolas de Recife, com algodões nas narinas e nos ouvidos. Filmado todo com imagens embaçadas, o que causa uma sensação de agonia no espectador.



8) Visitantes, de Mateus Tavares
Em mais um curta bem produzido do Medologia, um homem está sozinho em sua casa ouvindo música clássica, quando percebe que há alguém junto com ele. Toda vez que ele tira os óculos, ele enxerga uma estranha criatura o observando.



9) The Bagman, de Eduardo Mandim
Uma jovem espera sua mãe em casa, quando, de repente, as luzes se apagam. Alguma coisa entra na sua casa e fala com a voz da sua mãe. Mas não é só mãe. História muito criativa. Produção da Ka-tet Filmes.



10) Um Estranho na Porta (M is for Mailbox), de Dante Vescio e Rodrigo Gasparini
Um estranho menino bate à porta no Halloween, mas doces não é o que ele quer. O curta integra a antologia americana ABC's of Death 2.5, que tem previsão de lançamento para este ano.



11) Doces ou Travessuras, de Nivaldo Prado
O curta conta a história de um menino fantasiado de palhaço que sai batendo de porta em porta, em busca de doces de Halloween (ou seria Cosme e Damião?). Ninguém aceita dar um doce para um menino. Até que uma porta se abre... sozinha.



12) Esconde-esconde, de Daniel Pires
Uma brincadeira de esconde-esconde vai ficando cada vez mais macabra. História muito inteligente.



13) Milagres, de Cláudio Ellovitch
Filme mudo, apenas com uma trilha sonora. Parece mais um videoclipe do que um filme, mas é eficaz em trazer as sensações do terror. Um escultor cego que vende imagens sacras é visitado por uma "freira" que o faz moldar uma imagem do príncipe das trevas.



14) A Árvore, de Mateus Tavares
Neste filme, um homem começa a ficar assustado quando percebe que a foto de um porta-retrato em seu escritório se modifica, como se fosse um filme em câmera muito lenta. História original e muito bem produzido.




15) Positiv, de Rafael Maiolino
Mulher que, acaba de descobrir estar grávida, se assusta ao ver o desenho de seu filho mais velho que retrata seu bebê. Mais uma produção da Ka-tet Filmes. Destaque para a trilha sonora, que combina bem com a história.




16) As Mãos de Laura, de Maurício Carvalho
Conto necrófilo produzido pela Universidade Metodista de São Paulo, em que um homem procura a mulher perfeita, mas não encontra tudo na mesma pessoa.



17) O Último Andar, de Andrea Fergo
Nessa produção da Hipnóticos Filmes, uma jovem com tendências suicidas fica presa no elevador com um homem desconhecido. Eles conversam sobre a vida e assombrações, até que o clima começa a ficar violento. Um cenário simples (um elevador) e uma história inteligente podem valer mais do que superproduções.



18) Cômodo, de Daniel Pires
Enquanto tira selfies na sala de sua casa, menina percebe que uma criatura aparece nas fotos. Curta bem semelhante ao sucesso americano Selfie from Hell, que deve virar um longa metragem, mas produzido um ano antes. Há inclusive sites brasileiros que questionam se a produção americana é um plágio da brasileira.



19) Traga-a de Volta, de Mateus Tavares
Homem de luto pela morte da mulher é presenteado com uma caixa que é capaz de trazê-la de volta para os mortos. Mas quem já viu Cemitério Maldito, sabe que essas histórias não costumam terminar bem. Maquiagem de primeira.



20) A Aparição do Demônio na Fábrica, de Claudio Ellovitch
Outro curta de Ellovitch, com ritmo de videoclipe. Operário de uma fábrica conhece uma nova funcionária, mas não sabe o segredo que ela esconde.



21) Frio, de Daniel Pires
O namorado de Emily continua mantendo o perfil de Facebook de sua amada, mesmo um ano depois dela morrer. Mas alguém começa a enviar mensagens para ele, através do perfil de Emily. Situação assustadora. Curta com um timing muito bom.



22) Mooppi, de Mateus Tavares
Um homem se aproxima de uma mulher sozinha no ponto de ônibus e pede para ela baixar um aplicativo de desafios chamado Mooppi. Ao acessar o app, a mulher se defronta com um vídeo snuff envolvendo um assassino mascarado e uma vítima mulher.



23) Carniçal, de Rubens Mello
Filme experimental gore, sombrio e com um enredo um tanto confuso, que mistura ciganas, canibalismo e um ritual satânico. Uma curiosidade é a participação de José Mojica Marins (o Zé do Caixão) como um idoso canibal.



24) Até que a Morte nos Separe, de Danilo Morales
Filme de zumbis com ótima maquiagem dos mortos-vivos.



25) Fantasma, de Rubens Mello e Dimitri Kozna
Mais um curta loucão de Rubens Mello, com tomadas pouco convencionais e imagens tremidas. Amigos resolvem cheirar no banheiro, durante uma festa quando aparece um fantasma (ou será apenas alucinação?).