NOITES EM CLARO (2013): Resenha de filme

Quem cuida ou já cuidou de um bebê vai saber do que estou falando. Noites mal dormidas, acordar dezenas de vezes para colocar a criança para dormir, mau humor, brigas conjugais e correr para a cama a qualquer hora do dia toda a vez que o bebê fecha o olho (nem que seja por dez minutos)!

Ter um filho é uma das melhores experiências da vida, mas as noites em claro para cuidar do bebê são um verdadeiro filme de terror. Pois foi provavelmente com essa premissa em mente que Paul Soter escreveu e dirigiu Noites em Claro (Dark Circles, 2013).

A trama envolve um casal pouco depois do nascimento de seu primeiro filho, um bebê dos infernos que acorda centenas de vezes durante a noite a madrugada. E não satisfeitos, os dois papais sem noção ainda resolvem se mudar para uma casa nova no meio desse tumulto.

Na casa nova, além de não dormir de noite, o bebê não dorme durante o dia, porque um gaiato resolve começar a construir sua casa bem no terreno ao lado, provocando um barulho infernal.

O filme acompanha a via crúcis do casal em direção ao completo esgotamento físico e emocional. Então, completamente estafados e estressados, tanto o papai quanto a mamãe do capeta em forma de guri começam a ter visões estranhas na casa nova.

Os dois começam a perceber a presença de uma mulher estranha em sua casa. Será um espírito? Será uma alucinação decorrente das noites em claro? Nem eles nem o espectador sabe no início.

Então, eles começam a se tornar hostis um com o outro, ao mesmo tempo em que a presença da mulher costuma se tornar mais frequente. Até que a babá improvisada que eles contratam para tomar conta de seu filho é morta pela figura estranha. Apenas no final, o público consegue saber o que é a tal figura que atormenta o esgotado casal.

O filme não dá muito medo. A própria mulher que espreita a casa deles não é muito assustadora. O final também não é lá essas coisas. Mas a história é bem legal. E eu me identifiquei muito com os pobres papais.

Se eu houvesse um subgênero do terror chamado de dark drama, o filme se encaixaria com perfeição nessa categoria. É um drama familiar que ganha leves contornos de terror e suspense com o passar do tempo.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Visões macabras e suspense




DADOS DO FILME
Título original: Dark Circles
Subgênero: Terror psicológico/Aparições
Direção: Paul Soter
Ano: 2013
País: EUA
Duração: 87 minutos