BONECO DO MAL (2016): Resenha de filme

Não se deixe enganar pela sinopse e pelo trailer do filme. Boneco do Mal (The Boy, 2016) não é apenas um filme sobre um boneco aparentemente amaldiçoado/possuído. Tem pouca coisa a ver com Brinquedo Assassino (1988) ou Annabelle (2014), ou com qualquer um dos filmes de terror envolvendo bonecos/brinquedos que você tenha visto.

Sim, o filme gira em torno de um macabro boneco de porcelana. Um boneco cujos donos são um estranho casal de idosos, que moram em uma antiga casa isolada no interior da Inglaterra. O cenário e os personagens parecem familiares clichês de filmes de terror. Mas, mais uma vez, não se deixe enganar.

O filme, dirigido por William Brent Bell (de Filha do Mal, de 2012), tem uma grande reviravolta mais ou menos no meio da história. E é isso que faz o filme valer muito a pena.

A história começa com Greta Evans, uma americana que, fugindo de seu namorado imbecil e violento, acaba na Inglaterra aceitando o trabalho de babá na estranha mansão. Ao chegar lá, ela se depara com um casal de idosos que cuida de um boneco como se fosse seu filho, Brahms.

É claro que Greta tem um choque inicial e acha que é um trote dos velhinhos. Mas depois, ela percebe que eles levam a história muito a sério.

Ao conhecer o dono de uma mercearia, que sempre entrega as compras na mansão, Greta ouve a história que o filho do casal morreu em um incêndio na casa, muitos anos atrás, e que os velhinhos usam o boneco como uma terapia para lidar com a suposta morte de seu filho.

Mas para o casal, Brahms está vivo e tem uma série de regras que precisam ser seguidas. Caso contrário, algo muito ruim pode acontecer com Greta.

O casal de velhinhos então sai inicialmente no que parece ser apenas uma viagem e deixa Greta sozinha na casa. É aí que coisas assustadoras começam a acontecer. As cenas dessa primeira metade do filme realmente dão medo.

No meio do filme, no entanto, uma reviravolta na história acontece. E tudo passa a fazer sentido. Será que é boneco que está mesmo vivo? Ou os velhinhos escondem outro segredo?

O roteirista Stacy Menear fez um trabalho sensacional com Boneco do Mal. É um filme que realmente vale a pena, justamente por fugir dos clichês que, inicialmente, parecem que vão permear o filme.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Medo, sustos e suspense



DADOS DO FILME:
Título original: The Boy
Subgênero: Mistério/Suspense/Terror Humano
Direção: William Brent Bell
Ano: 2016
País: EUA/China/Canadá
Duração: 97 minutos.