HOSPITAL MALDITO (2005): Resenha de filme

Hospital Maldito (Boo, 2005) foi lançado há cerca de dez anos, mas parece ser muito mais antigo. Toda a estética do filme se remete aos anos 80, uma época áurea para o cinema de terror, incluindo fotografia, narrativa, efeitos especiais e até roupa e corte de cabelo dos personagens.

Na verdade, foi uma agradável surpresa, porque o cartaz do filme, de forma alguma se remete aos clássicos dos anos 80.

Dirigido por Anthony C. Ferrante, o mesmo da série Sharknado, aqueles filmes trash sobre tornados que trazem tubarões assassinados pelo vento e está chegando em sua terceira sequência, Hospital Maldito, como o título já te faz supor, se passa em um hospital abandonado mal assombrado.

Na história, um grupo de amigos resolve passar o Halloween em um local mal assombrado (mais clichê impossível). E, por uma sequência de atitudes idiotas (outro clichê), eles acabam presos dentro do local maldito.

O cenário, um hospital mal assombrado, já está mais do que desgastado, de tanto que foi utilizado em filmes do gênero. Além disso, as cenas não trazem nada que você já não tenha visto em outras dezenas de filmes de terror: aparições fantasmagóricas, objetos que andam sozinhos, cenários escuros, pessoas assustadas buscando uma saída em um espaço labiríntico, uma personagem sensitiva (com poder de ver o passado), um espírito que deixou algo inacabado em vida e pitadas de discussões de relacionamento em meio ao sangue etc.



Hospital Maldito, na verdade, é um tributo aos mais diversos estilos do terror. Ferrante mistura fantasmas, possessões, zumbis, suspense e sangue, muito sangue. Os efeitos especiais são toscos, mas garantem uma boa dose de sangue e pedaços de vísceras se espalhando por todo lado.

O filme, no entanto, não é só clichês e efeitos especiais toscos. Ele tem lado positivos, principalmente os efeitos sonoros, que te deixam tensos o filme inteiro, e as cenas de susto, que também são bem sucedidas. Além, como já mencionei, da estética anos 80 do filme.

É recomendável se você não se incomoda de rever vários recursos que você já está careca de assistir em outros filmes.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Forte
O QUE ESPERAR: Espíritos, medo e sustos

DADOS DO FILME
Título original: Boo
Subgênero: Fantasmas/Casa Mal-Assombrada
Direção: Anthony C. Ferrante
País: EUA
Ano: 2015
Duração: 94 min.