RENASCIDA DO INFERNO (2015): Resenha de filme

Renascida do Inferno (The Lazarus Effect, 2015), do diretor David Gelb, apesar do título, não tem nada a ver com o Pinhead, de Clive Barker. Apenas o título brasileiro lembra o título de Hellraiser: Renascido do Inferno. O filme conta a história de uma equipe de cientistas que estuda um soro capaz de ressuscitar os mortos. Mas tal experiência pode trazer resultados desagradáveis.

Ressurreições mal sucedidas não são uma premissa nova no mundo do terror e, desde que Mary Shelley, publicou o clássico gótico Frankenstein: or the Modern Prometheus, em 1818, já foi explorada várias vezes na literatura e no cinema.

Uma das histórias mais conhecidas a explorar esse tema é O Cemitério (Pet Sematary), de Stephen King, que foi adaptado para o cinema em 1989 (lançado no Brasil como O Cemitério Maldito), seis anos depois do romance.

Assim como o clássico de King, a primeira ressurreição envolve um animal doméstico (um cachorro em vez do gato de Cemitério Maldito). Também assim como no romance escrito pelo mestre do terror em 1983, a experiência é levada ao próximo nível (ressuscitar um humano) quando um ente querido morre.

Tanto o animal quanto o humano voltam diferentes do além. Em ambas histórias, a lição é clara: não se deve brincar de Deus.

Mas, diferente de Cemitério Maldito, que recorre a superstições indígenas, Renascida do Inferno lança mão da ciência para explicar todo o processo.

O filme de David Gelb também tem um quê de Carrie, o primeiro livro de King, já que o ressuscitado usa o poder da mente para mover objetos a distância (telecinese). Stephen King é até abertamente lembrado, quando um dos cientistas diz que o cachorro revivido pode se tornar um Cujo, o cão raivoso do escritor norte-americano.

A premissa, portanto, não é original, mas o filme chega a prender a atenção por algum tempo. Depois, quando você percebe que ele não vai trazer nenhuma surpresa, você acaba perdendo o interesse.

Por outro lado, o filme é bem produzido e tem um bom elenco, incluindo a atriz Olivia Wilde, de Tron: O Legado (2010), 72 Horas (2010) e Turistas (2006).

AVALIAÇÃO GERAL: Ruim
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Pessoa voltando violenta depois de experiência com a morte, suspense e sustos


DADOS DO FILME:
Título original: The Lazarus Effect
Subgênero: Experiências com a morte/Sobrenatural
Direção: David Gelb
País: EUA
Ano: 2015
Duração: 83 min.