PARA ELISA (2012): Resenha de Filme

Dia desses vi um filme espanhol chamado Para Elisa (que tem o mesmo nome em espanhol), do diretor Juanra Fernandez. O longa metragem, de 2012, é classificado como thriller no IMDB, mas, para mim, ele tem uma pegada de terror psicológico.

No filme espanhol, Ana, uma universitária, busca um emprego para pagar sua viagem de formatura. Durante a discussão com um namorado com quem ela acabara de romper, ela descobre a oportunidade de ganhar um dinheiro trabalhando como babá.

Mas, ao chegar na casa, onde vivem uma senhora maluca (Diamantina) e sua filha adulta que se comporta como criança (a tal Elisa), Ana descobre que seu "trabalho" será bizarro: ser uma boneca para uma mulher adulta que se comporta como criança.

Na verdade, o longa de estreia de Juanra Fernandez, lembra muito o clássico Louca Obsessão (Misery, 1990), baseado no romance de Stephen King, em que um autor sofre um acidente e é mantido como cativo por uma fã obsessiva.

Ana é mantida como cativa na casa tal como o protagonista de Louca Obsessão, Paul Sheldon, e há grande suspense na medida em que ela tenta escapar de sua tribulação. Tal como a lunática fã de Louca Obsessão, Annie Wilkes, Diamantina e Elisa não deixarão seu "bibelô" fugir.

Em Para Elisa, há inclusive uma cena (que não vou dizer qual é, para não estragar a surpresa) que possivelmente presta um tributo a uma das cenas mais pesadas de Louca Obsessão.

A película tem um clima bem espanhol (a velha maluca Diamantina, por exemplo, parece uma personagem de Almodóvar) e é bem estranho. Mas, de uma forma, geral, o filme é bom.

AVALIAÇÃO GERAL: Bom
NÍVEL DE TERROR: Fraco
O QUE ESPERAR: Psicopata, suspense e sustos



ps.: Para Elisa (Für Elise) é o mesmo nome daquela perturbadora música de Beethoven (faça uma busca no Youtube para você ouvir).

Dados do Filme:
Título original: Para Elisa
Subgênero: Terror psicológico/Mistério/Suspense
Diretor: Juanra Fernandez
Ano: 2012
País: Espanha
Duração: 75 min.