THE RETURN, de Walter de la Mare: Resenha de livro

The Return é um romance gótico escrito pelo inglês Walter de la Mare, publicado originalmente em 1910. A obra, que até onde sei nunca foi publicada no Brasil, tem um história interessante, mas uma linguagem de difícil digestão.

Resumidamente, Arthur Lawford está se sentindo doente e resolve passear em um cemitério. Cansado, adormece sobre a tumba de um obscuro francês chamado Nicholas Sabathier, que havia se suicidado mais de um século antes.

Quando acorda, ele percebe que está se sentindo muito disposto e volta para casa. Ao olhar para o espelho, no entanto, ele não se reconhece. Seu rosto está diferente. Lawford percebe que há algo errado consigo e descobre que foi possuído pelo espírito do suicida.

E não é só a fisionomia de Lawford que muda. Ele sente que há algo dentro de si lutando para se manifestar (o espírito de Sabathier).

O livro é de terror, sim. Mas não espere manifestações demoníacas, espíritos vingativos, mortes e sangue. O terror maior é Lawford ter que lidar com sua transformação em outra pessoa, ter que convencer sua mulher de que ele é ele e saber o que fazer em relação a sua filha de 16 anos.

Nesse processo, Lawford faz reflexões existenciais sobre si e sobre a vida e a morte.

Em relação à narrativa, como disse, é de leitura difícil. E não acho que seja por causa da época em que foi escrita. Drácula, publicado mais de dez anos antes por Bram Stoker, por exemplo, tem uma linguagem muito mais palatável do que The Return. Acho que tem a ver mais com o estilo narrativo de Walter de la Mare.

Enfim, a história é boa, mas não recomendo como uma leitura apenas para passar tempo.



DADOS DO LIVRO:
Edição original
The Return (Walter de la Mare)
Editora: Edward Arnold Publisher
Ano: 1910
Páginas: 312

Edição mais recente
Editora: Flame Tree
Ano: 2012
Páginas: 224
Preço de capa: 6,99 libras esterlinas
Onde comprar no Brasil: Livraria da Travessa (R$ 55,90). O livro está em promoção por R$ 17,90 (preço pesquisado no dia da publicação do post).