O DEMONOLOGISTA, de Andrew Pyper: Resenha de livro

O Demonologista é um livro do canadense Andrew Pyper, publicado originalmente em 2013 pela Simon & Schuster, com o título The Demonologist. Não é seu primeiro romance, mas foi o primeiro publicado no Brasil, em uma edição caprichada da DarkSide Books.

David Ullman é um professor da Universidade de Columbia, em Nova York, que estuda (e leciona) a forma como o demônio é retratado na literatura. Sua especialidade é o poema Paradise Lost, publicado em 1667, pelo inglês John Milton.

Capa da edição brasileira

Apesar de ganhar a vida estudando o tema, Ullman não crê no diabo. Na verdade, ele não crê em nada além do que vê. Ele é um cético ateu. Mas sua vida vira de ponta a cabeça, quando uma estranha mulher entra em seu escritório e diz que precisam de sua expertise para acompanhar um “fenômeno” em Veneza, na Itália.

Em resumo, ele acaba indo para Veneza, mas "perde" sua filha para um demônio, que ele chama de Inominável. Ullman não sabe se sua filha está viva ou morta, mas desconfia que a entidade maligna está com sua filha em algum lugar.

O livro é justamente sobre a busca de Ullman para salvar sua pequena das mãos do anjo caído.

Fica tranquilo, porque o que eu escrevi aqui não é nada além do que você vai encontrar nas sinopses do próprio livro. E é importante saber do que se trata, para não achar que a obra de Andrew Pyper é uma espécie de O Exorcista.

Na verdade, O Demonologista não tem nada a ver com a obra-prima de William Peter Blatty. O livro de Pyper está mais para Código da Vinci do que para O Exorcista. Se, na obra de Dan Brown, o professor (especializado em simbologia) busca símbolos para solucionar o mistério, na história de Pyper, o professor recebe pistas sobrenaturais sob a forma de versos de Paradise Lost, para salvar sua filha do mal.

A narrativa é envolvente, mas juro que esperava mais do livro (que é bom, de verdade, mas não excepcional). O livro tem muito mistério e ação, mas também tem uma boa dose de drama e algumas passagens assustadoras.

O drama familiar de Ullman também lembrou-me um pouco o de Dan Torrance, o protagonista de O Iluminado e Doutor Sono, de Stephen King. Mas, em vez do dom da iluminação, a herança familiar é a depressão e uma estranha sombra que parece pairar sobre os membros da família.

Capa da primeira edição americana

DADOS DO LIVRO
Edição original:
The Demonologist
Editora: Simon & Schuster
Ano: 2013
304 páginas
Preço de capa: 25 dólares

Edição brasileira:
O Demonologista
Editora: DarkSide Books
Ano: 2015
320 páginas

Preço de capa: R$ 49,90