ASSIM NA TERRA COMO NO INFERNO (2014): Resenha de filme

Outro dia estava procurando um filme on demand para ver no Telecine Play, quando dei de cara com Assim na Terra como no Inferno (As Above, So Below, de 2014). O cartaz, mostrando Paris toda vermelha, com a Torre Eiffel de cabeça para baixo, chamou minha atenção.

O filme, do diretor John Erick Dowdle, se passa nas catacumbas de Paris. A arqueóloga Scarlett, vivida por Perdita Weeks, tem uma obsessão: encontrar a pedra filosofal, um mineral capaz de transformar outros metais em ouro e de trazer a vida eterna.

A obsessão tem um motivo. Seu pai também era um pesquisador que passou a vida inteira em busca da pedra filosofal mas que acabou se suicidando (provavelmente louco).

Seguindo as pistas de um achado arqueológico no Irã, Scarlett vai parar em Paris, onde seguindo outras pistas, acredita que a tal pedra está abaixo de onde, supostamente, foi enterrado o alquimista Nicolas Flamel, em uma câmara secreta nas catacumbas de Paris (um emaranhado de túneis sob a capital francesa onde foram enterradas centenas de milhares de pessoas entre os séculos XVIII e XIX).

Mas, para chegar até lá, talvez Scarlett tenha que passar pelo inferno.

O enredo é legal, uma espécie de Indiana Jones (ou Código Da Vinci) de terror, mas não traz nada de novo além disso. O principal ponto negativo do filme é seu estilo found footage. Sendo produzido por dois gigantes como a Universal e a Legendary, não seria necessário recorrer a tal recurso, em geral usado para reduzir custos de filmagem.

E, como se passa nas catacumbas, o cenário é muito escuro. Há também algumas coisas meio previsíveis, como, ao chegar ao "inferno", as pessoas começam a encarar seus principais medos (coisas ruins acontecidas em suas vidas, pelas quais eles se sentem responsáveis).

A pista que os leva até as catacumbas também soa meio infantil. Trata-se de versos enigmáticos, escritos em aramaico, mas que, apesar de escritos em uma língua semítica (que não tem nenhum parentesco com as línguas indoeuropeias), formam rimas quando lidas em inglês. Na verdade, achei isso a coisa mais tosca do filme.

Mas, de uma forma geral, o filme é razoável.

AVALIAÇÃO GERAL: Regular
NÍVEL DE TERROR: Médio
O QUE ESPERAR: Cenas escuras, sustos e fenômenos sobrenaturais



DADOS DO FILME
Título original: As Above, So Below
Subgênero: Viagem ao inferno
Direção: John Erick Dowdle
País: Estados Unidos
País: 2014
Duração: 93 min.