Quem é Peter Straub, o cara que escreveu dois livros com Stephen King

Vocês já pararam para se perguntar quem é Peter Straub, o cara que assina O Talismã e A Casa Negra junto com Stephen King?

E como é que ele conseguiu a façanha de escrever dois livros junto com o mestre do terror?

Na verdade, Peter Straub, que também tem uma carreira consolidada e reconhecida no mundo literário, é compatriota e amigo de King.

Straub, na verdade, até começou sua carreira antes de King, primeiro como poeta e depois como romancista. Seu primeiro romance, Marriages, foi publicado em 1973 pela editora Coward, McCann & Geoghehgan.

Carrie, o primeiro livro solo de King, só seria publicado pela Doubleday em 1974. No final da década de 70, os dois autores já eram bem sucedidos e decidiram escrever um livro juntos.

Segundo o jornal britânico The Guardian, eles demoraram quatro anos para começar a escrever O Talismã. O início e o final do livro foi escrito conjuntamente pelos dois. O restante foi escrito a distância. King escrevia uma parte e repassava a Straub para conferir o que havia escrito e acrescentar novos trechos. E vice-versa.




Antes mesmo de escrever O talismã, que surpreendentemente não é um livro de terror, diferentemente de sua sequência A casa negra, Straub já tinha conquistado reconhecimento mundial com seu quinto romance Ghost Story, publicado em 1979 pela mesma editora de Marriages.

Ghost Story ganhou as telas de cinema em 1981 e foi lançado no Brasil como Histórias de Fantasmas. A película, dirigida por John Irvin, conta com a participação de Fred Astaire.



Depois disso, lançou vários livros e ganhou seis prêmios Bram Stoker. Seus últimos livros foram publicados em 2010, o romance A Dark Matter (Random House, 2010) e a coletânea de contos The Junniper Tree and Other Stories (Subterranean Press, 2010).

Straub publicará uma coletânea de contos (Interior Darkness) em 16 de fevereiro de 2016 e está trabalhando em um romance (The Way it Went Down), sem previsão de lançamento.


Comentários